Pesquisar neste blogue

A carregar...

Tradutor

domingo, janeiro 13, 2013

A tradição Kosher em Portugal

Lojas Kosher:    A tradição que ainda é o que era 
  
  
Os produtos kosher são os novos produtos gourmet e estão a ficar cada vez mais populares. Já ouviu falar do azeite de Penamacor, do vinho da Adega da Covilhã ou do queijo Braz? São produtos saudáveis, orgânicos e biológicos. Conheça alguns espaços onde pode comprar iguarias kosher. Mazel Tov! 
  
A palavra hebraica Kosher significa “permitido”. Aos judeus só lhes é “permitido” cozinhar e comer produtos cultivados, colhidos, preparados e confecionados de acordo com as leis da Torah (texto sagrados judaicos). Convém que o processo de produção destes azeites, compotas, carnes, laticínios e vinhos seja sempre acompanhado por um rabino. É ele quem assegura que não se vai comer gato por lebre. 
  
Sabia que não pode usar a mesma panela para cozinhar carnes e laticínios? E que nem sequer pode usar o mesmo prato para os comer? Desconfiava que uma carne só é kosher se o animal tiver sido abatido por um shohet, um judeu especializado no ofício? Quantas vezes acha que uma alface kosher deve ser lavada? Adiantamos a resposta: várias vezes e folha a folha. Antes de ser usado na confeção de qualquer prato, um ovo deve ser partido num copo de vidro para ver se nele há vestígios de sangue. Só se o ovo estiver imaculado é que ele será kosher. Estas são regras sem exceção. 
  
Supermercados El Corte Inglés – Lisboa e Cascais Nos supermercados El Corte Inglés, encontra alguns produtos kosher: azeites, compotas, queijos, pão e outros alimentos. Todas estas iguarias estão devidamente certificadas, garantindo que o seu processo de produção é legítimo.
Supermercado de Lisboa: Av. António Augusto Aguiar
Supermercado de Cascais: Centro Comercial da Beloura
Vila Nova de Gaia
Tel.:             707 211 711      
www.elcorteingles.pt
Herdade do Pomarinho - Borba Na Herdade do Pomarinho, em Borba, já se produzem carnes kosher. A novidade mais recente são as alheiras de vitela. As carnes provêm de animais saudáveis que foram abatidos de acordo com as leis judaicas e por isso poupados a um sofrimento desnecessário. Não espere encontrar carne de porco. A Torah não permite. A carne deve ser encomendada diretamente na quinta, não estando disponível em talhos ou supermercados.
Herdade do Burrazeiro
Tel.:             918 090 091       
  
Padaria Paul Année - Lisboa Fica em Lisboa, este espaço que produz diariamente pão kosher fresco. O pão não segue apenas uma receita tradicional, é também confecionado apenas com uso de produtos biológicos e kosher. Os ovos utilizados na produção dos scones, croissants, tortas e pães kosher são minuciosamente esmiuçados e só os imaculados são usados. Esta padaria é a principal fornecedora de grande parte do pão kosher que já encontra à venda nas lojas Miosótis, nos espaços Terra Pura e nos Supermercados Sá.
Calçada da Picheleira, nº152-A
Tel.:             218 491 391      
www.paulanee.org
Museu Judaico de Belmonte Este espaço museológico fala-nos da herança judaica em Portugal, descrevendo em detalhe todas as judiarias (bairros judeus) que existiram (e existem) de norte a sul do país desde que Afonso Henriques conquistou Portugal aos mouros e até ao presente. Em destaque está o contributo da comunidade judaica para a cultura, arte, literatura, comércio e ofícios portugueses. É um projeto pioneiro já que é o primeiro museu em Portugal dedicado a esta religião e à sua história. Na loja do museu tem oportunidade de comprar alguns produtos kosher: azeites, queijos, compotas e outras iguarias.
Rua da Portela, nº4
Tel.:             275 913 505       
  
Casa Prisca – Trancoso e Braga As lojas da Casa Prisca são locais de perdição para qualquer “boa boca”: presuntos serranos, charcutaria tradicional, mel da lousã, queijo de ovelha da serra da Estrela, queijo de cabra transmontana, pão caseiro e cozido em forno de lenha, licores artesanais, azeites virgens e vinhos de sabor e aroma complexo. Para além de todas estas delícias, nas prateleiras das duas lojas desta casa (Trancoso e Braga) encontra também compotas biológicas kosher, feitas a partir dos melhores frutos.
Loja de Trancoso: Avenida das Indústrias
Tel.:             271 811 196      
Loja de Braga: Largo Senhora-a-Branca, nº 95
Tel.:             253 214 301      
www.casadaprisca.com
Penazeites – Penamacor O Azeite Ribeiro Sanches é um dos produtos kosher certificados mais populares em Portugal. Porquê? Porque foi o primeiro azeite feito em especial para as comunidades judaicas em Portugal, cortesia da Penazeites. Hoje, já pode tê-lo à sua mesa independentemente da sua religião. Compre na loja online desta casa ou procure o produto em algumas das melhores lojas gourmet do país. O nome do azeite foi dado em homenagem a um médico judeu.
Zona industrial de Penamacor
Tel.:             277 390 050       
  
Queijos Braz – Covilhã
Começaram a ser produzidos para a comunidade judaica de Belmonte, mas rapidamente os queijos kosher Braz conquistaram outros palatos. Para provar, há o queijo de ovelha puro, o queijo de mistura e o queijo fresco. Os queijos são mais prensados do que é habitual, a sua fermentação processa-se de modo diferente e o seu período de cura é mais longo do que o habitual. Só seguidas à risca todas as regras é que estes queijos se habilitam à certificação. A queijaria Braz fica em Peraboa, no concelho da Covilhã.
Rua da Barromceira
Tel.:             275 470 000      
www.queijosbraz.com
Adega Cooperativa da Covilhã Já experimentou os vinhos kosher que esta adega produz? Anote dois nomes: Sepharad e Terras de Belmonte. Produzidos apenas por judeus (que garantem que nenhuma influência de origem animal afeta o seu sabor), os dois néctares chegam à sua casa pela mão da Adega Cooperativa da Covilhã.
Quinta das Poldras
Tel.:             275 330 750       
  
Supermercado Brio - CarnaxideInaugurado em Setembro de 2008, diz ser o "maior supermercado biológico" do país. Oferece cerca de dois mil produtos certificados, cobrindo uma vasta gama de produtos a preços que pretendem ser mais acessíveis: frutas, legumes, laticínios, carnes, pão fresco, congelados, mercearia seca, alimentação para bebés, bebidas e até produtos de higiene pessoal. Neste caso específico destacamos os produtos kosher da casa: croissants, bagels, carnes e pão.
Avenida do Forte, número 10
Tel.:             214 161 571      
www.brio.pt
Biocoop – Loures A Biocoop é uma cooperativa que comercializa produtos de agricultura biológica. Fundada em 1993, inicialmente no antigo Mercado do Chão do Loureiro, em Lisboa, mudou-se em 2000 para o junto do Aeroporto do Figo Maduro, na Portela de Sacavém. Recebe diariamente produtos frescos biológicos, tendo vários fornecedores nacionais e estrangeiros. O leque de produtos inclui hortaliças, frutas e legumes, vinhos, mercearia biológica, produtos vegetarianos e macrobióticos, carne biológica, laticínios biológicos, chocolates, suplementos alimentares, bem como produtos de higiene e cosmética. A mais recente novidade nas prateleiras da casa são os pães kosher da padaria Paul Année. 
Rua Salgueiro Maia, nº 14 (Figo Maduro)
Tel.:             219410479       

1 comentário: