domingo, julho 14, 2019

Sousa Mendes Foundation - grupo participou na Gala Aristides e Angelina, 6-Julho-2019

A Sousa Mendes Foundation-US realizou mais uma viagem pelo Caminho da Liberdade, Journey on the Road to Freedom 2019, partindo de Bordéus, França a 29-Julho, passando por Vilar Formoso,  por Cabanas de Viriato, a terra natal de Aristides, até Lisboa a 7-8 Julho.
Em França, tivemos o apoio local da Comité d'Hommage a Aristides de Sousa Mendes, que muito agradecemos.
Em Portugal, visitamos diversos locais que foram "residências fixas" em 1940, depois de visitar o memorial Vilar Formoso, Fronteira da Paz, incluindo visitas ao Porto, Figueira da Foz, Coimbra e Lisboa,
Em Cabanas de Viriato, a visita habitualmente inclui uma cerimónia no cemitério e fotos de grupo na Casa do Passal, e uma visita de cortesia à Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Este ano de 2019,  a visita a Cabanas de Viriato foi alargar para podermos participar no Jantar de Gala Aristides e Angelina a 6-Julho-2019, promovido pela Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, pela FASM  Fundação Aristides de Sousa Mendes e pelo o Projeto UNESCO  “Dever de Memória” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, no Salão da centenária Sociedade . Filarmónica de Cabanas de Viriato.

Henri Dyner, que recebeu o visto de Aristides de Sousa Mendes quando tinha "3 anos e 2 meses" falou, em português,  em nome das quatro famílias de refugiados que integravam o grupo da SMF Journey on the Road to Freedom 2019 para cumprimentar todos os presentes, muito especialmente os membros da família Sousa Mendes que também quiseram estar presentes neste importante evento, como se pode ver na foto acima.

Emocionado, Henri Dyner recordou que a sua família ele e os outros familiares presentes "não estariam aqui" se não fosse pelo Ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes.  Falando em nome de todo o grupo da Sousa Mendes Foundation, deu os parabéns aos organizadores pelo convívio animado  das mesas mistas da Gala, e agradeceu especialmente à Câmara Municipal de Carregal do Sal todo o seu esforço em prol da requalificação da Casa do Passal e da criação de um museu Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, um tema que os visitantes consideram de grande importância.

A  Nuno Seabra, presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato e a toda a equipa organizadora, muito obrigada pela amável recepção e por incluir o nosso bando de viajantes nesta celebração local.

Mariana Abrantes  
Sousa Mendes Foundation - US, Representante em Portugal 

Sem comentários: