sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Filme sobre Sousa Mendes com estreia mundial em Bruxelas em Junho 2010

O filme «O Cônsul de Bordéus», sobre o Acto de Consciência do diplomata Aristides de Sousa Mendes, foi rodado em Viana do Castelo pelos realizadores Francisco Manso e João Correa, da produtora Take 2000.
«O Cônsul de Bordéus» é protagonizado por Vítor Norte, no papel de Aristides de Sousa Mendes, o diplomata português que, à revelia de Oliveira Salazar, atribuiu cerca de trinta mil vistos a refugiados perseguidos pelo regime nazi em 1940. Ao tomar a decisão de seguir a sua consciência e conceder vistos a toda a gente, contrariando as ordens do governo de Salazar, o antigo cônsul de Portugal em Bordéus ajudou milhares de judeus e outros refugiados a escapar da França no momento da invasão e a encontrar refúgio em Portugal.

O argumento, que inclui a personagem fictia de um jóvem refugiado que se torna num maestro famoso, é de João Nunes e António Torrado. Francisco Manso é o realizador português de filmes como «A Ilha dos Escravos» e «O Último Condenado à Morte». João Correa é um cineasta português radicado em Bruxelas, Bélgica, secretário-geral da Aliança Mundial do Cinema, que investiga a vida de Sousa Mendes há cerca de dez anos. Do elenco fazem parte ainda nomes como Carlos Paulo, no papel do rabino Chaim Kruger, que sensibilizou Sousa Mendes para o desespero dos refugiados, Leonor Seixas, São José Correia, Laura Soveral e Pedro Cunha.

A produção de “O Cônsul de Bordéus” está calculada em cerca de 3 milhões de euros e beneficia de um subsídio de 650 mil euros do ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual, e conta com parceiros espanhóis e belgas. Haverá uma versão dobrada em francês, para distribuição em países francófonos, e o filme entrará nos circuitos comerciais dos países de língua espanhola e francesa, admitindo-se ainda a hipótese de vir a ser feita uma versão em língua inglesa.

A estreia mundia do filme terá lugar numa Gala Europeia em Bruxelas, Junho de 2010, a tempo de assinalar o 70º aniversário do Acto de Consciência.

Aristides de Sousa Mendes morreu em 1954 e foi reconhecido como Justo entre as Nações (Righteous Gentile) pelo Yad Vashem a 18-Outubro-1966. Sousa Mendes levou a caso a primeira e uma das maiores iniciativas individuais de salvemento de refugiados logo no início da Segunda Grande Guerra Mundial entre 17-24 de Junho de 1940, quando mal se vislumbravam todos os horrores que teriam lugar nos anos seguintes. Conta a história que Sousa Mendes sofreu grande angústias ao ter que escolher entre a voz da sua consciência e a obrigação de seguir as ordens superiores que constavam da terrível Circular 14 do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No mesmo momento fatídico, Charles de Gaulle partia de Bordéus e prepara-ve também em solidão para lançar o apêlo "à la résistance" a 18-Junho-1940, a partir de Londres.

Espera-se que ese filme ajude a fazer justiça ao grande homem que foi este ‘Schindler’ português.

Fonte: Lusa, SAPO Cinema Out-2009, DN Artes, Público , CM, Eventos David Martins, 18 juin

Nota: Entre os filmes a desenvolver até 2011 contam-se ... "Mendes", no qual Richard Gere interpretará a vida do cônsul português Aristides de Sousa Mendes, ... com realização de Matt Cimber.
Source: ionline

7 comentários:

Micas10 disse...

João Correa, realizador português radicado há mais de 40 anos na Bélgica e secretário-geral da Aliança Mundial do Cinema.

Anónimo disse...

June 22, 1940
Armistice/Surrender of France to Germany. France had entered into hurried negotiations with Germany to obtain an armistice.

PPP Lusofonia disse...

De Gaulle opposed the French-German armistice and had fled France on 15 June after Pétain made clear that he would seek an accommodation with the Nazis.~
Three days later, de Gaulle obtained special permission from Winston Churchill to broadcast a speech via BBC Radio over France.

The Appeal of June 18 (L'Appel du 18 Juin) was a famous speech by Charles de Gaulle, the leader of the Free French Forces, in 1940. The appeal is the origin of the French Resistance to the German occupation during World War II. De Gaulle spoke to the French people from London after the fall of France. He declared that the war for France was not yet over, and rallied the country in support of the Resistance. It is one of the most important speeches in French history.

The BBC did not deem the speech important enough to be recorded, and few actually heard it. Another speech, which was recorded and heard by more people, was given by de Gaulle four days later.

In spite of its reputation as the beginning of the Resistance and Free French, historians have shown that the appeal was heard only by a minority of French people. De Gaulle's 22 June 1940 speech on the BBC was much more widely heard.[1]

Micas10 disse...

Filme de Francisco Manso sobre o Assalto ao paquete Santa Maria estreia a 23-Setembro

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/filme+de+francisco+manso+assalto+ao+santa+maria+estreia+dia+23.htm

Micas10 disse...

Filme de Francisco Manso sobre o Assalto ao paquete Santa Maria estreia a 23-Setembro

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/filme+de+francisco+manso+assalto+ao+santa+maria+estreia+dia+23.htm

Micas10 disse...

Filme de Francisco Manso sobre o Assalto ao paquete Santa Maria estreia a 23-Setembro

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/filme+de+francisco+manso+assalto+ao+santa+maria+estreia+dia+23.htm

Vanda de Sá Carvalho disse...

Face ao desígnio urgente de reabilitação da Casa do Passal não seria viável uma percentagem da receita de bilheteira do filme sobre Sousa Mendes «O Cônsul de Bordéus», com estreia mundial agendada para Junho 2010/Bruxelas reverter para aquele fim?
Sabemos que só as boas vontades da sociedade civil
tornarão possível este SONHO