quinta-feira, abril 01, 2010

9 jours pour sauver 30 000 personnes

Neste ano do 70º Aniversário do Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, conta-se com vários eventos comemorativos, que vão sendo divulgados no blog Amigos de Sousa Mendes, à medida que vão sendo confirmados .

O Comité Sousa Mendes de Bordeaux tem um programa de 24 eventos , para todo o ano de 2010, http://70e.sousamendes.org/ . Os próximos eventos terão lugar a 9-Abril, em Sainte-Foy-la-Grande com a apresentação de uma peça de teatro e a exposição "Le Juste de Bordeaux", e a 11-Abril em Bordeaux, com a apresentação do livro "Aristides de Sousa Mendes, héros rebelle".

O Comité Sousa Mendes publicou também um "Livret pédagogique ASM 2009" para uso escolar, que está disponível no seu portal.
Esta pequena publicação em francês está muito interessante e tem o sub-título "9 dias para salvar 30 000 pessoas". Entre outras novidades, contém o retrato inédito de Andrée Cibial, que veio a ser a segunda mulher de Aristides de Sousa Mendes e que morou com ele em Cabanas de Viriato.

No próximo sábado, 3-Abril, às 14h30 comemora-se o 56º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes depositando flores e pedrinhas (como fazem os judeus) junto ao seu mausoleu no cemitério em Cabanas de Viriato.
VER
http://www.sousamendes.org/livretASM2009.pdf

1 comentário:

Micas10 disse...

Para mim, a parte importante da história de Sousa Mendes, Sousa Dantas e outros "diplomats for the dammed" for a coragem que tiveram em seguir a sua consciência e ajudar as vitimas fragilizadas a resistira perseguição dos mais fortes.

Uma história muito actual, infelizmente...