sexta-feira, janeiro 27, 2012

Dia Internacional de Memória às Vitimas do Holocausto

 
 
A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou no dia 01 de novembro de 2005, a resolução 60/7 que designa 27 de Janeiro, como o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhoes de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

No aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior e mais famoso dos campos de extermínio nazista, lembramo-nos dos milhões de judeus, assim como dos prisioneiros de guerra, dissidentes políticos e membros de grupos minoritários, tais como os ciganos e Sinti, homossexuais e deficientes físicos, que foram sistematicamente assassinados pelos nazistas e seus simpatizantes.

O mundo inteiro precisa lembrar da pagina mais tenebrosa da historia, para que nunca mais atrocidades como essas voltem a contecer!
Os Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes prestam esta homenagem a todas as vitimas directas e indirectas do Holocausto. E lembramos daquele que melhor representou Portugal na coragem e na luta contra o anti-semitismo e pela justiça para todos os povos, independente de raça, credo, cor, sexo - Aristides de Sousa Mendes, um Justo entre as nações!

Sem comentários: