domingo, setembro 01, 2013

Projecto Rotas de Judiarias recebe financiamento

O Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou o financiamento de
 GBP 4,3 milhões destinada a restabelecer e renovar os sítios do património português ligados à 
herança  judaica.  
O financiamento para o projeto, chamado Rotas de Judiarias - Rotas de Sefarad, 
virá de Portugal, que vai pagar 15 por cento dos custos, e um Espaço Económico Europeu 
concessão, que vai cobrir o resto. A Noruega foi o maior doador para o fundo, 
proporcionando cerca de  GBP 3,4 milhões.
Na cerimônia de lançamento, Ove Thorsheim, o embaixador da Noruega em Portugal, 
disse: "Nós queríamos apoiar um projeto que, por um lado, concentra-se no 
património cultural de Portugal e, por outro lado, estimula o turismo e, assim, a sua economia ".
Jorge Patrão, chefe da Rede de Judiarias, uma rede herança judaica que irá contribuir com 
a iniciativa, disse: "Este não é apenas um projeto de turismo, mas um projeto cultural.
 O objetivo para nós é restaurar este aspecto esquecido da história de Portugal. "
Entre os primeiros projetos a serem financiados são a revitalização da antiga sinagoga de Tomar,
 a restauração das sinagogas em Almeida e Vilar Maior, a criação de um memorial para o
 "Português Schindler", Aristides de Sousa Mendes, em Vilar Formoso, e o 
estabelecimento de um Centro de Interpretação da Cultura sefardita em Bragança.

VER Rede de Judiarias  http://www.redejudiariasportugal.com/index.php/pt/

Portugal gets £4m fund for heritage sites

By Kevin Zdiara, August 16, 2013

Portuguese Secretary of State for Culture, Jorge Barreto Xavier, has announced a £4.3m project aimed at restoring and renovating Portugal’s Jewish heritage sites.
Funding for the project, called Rotas de Judiarias – Rotas de Sefarad, will come from Portugal, which will pay 15 per cent of costs, and a European Economic Area grant, which will cover the rest. Norway was the biggest donor to the fund, providing almost £3.4 million.
At the launching ceremony, Ove Thorsheim, Norway’s ambassador to Portugal, said: “We wanted to support a project that, on the one hand, focuses on Portugal’s cultural heritage and, on the other hand, stimulates its tourism and, thereby, its economy.”
Jorge Boss, the head of Rede de Judiarias, a Jewish heritage network that will help with the initiative, said: “This is not only a tourism project but a cultural project. The goal for us is to restore this forgotten aspect of Portugal’s history.”
Among the first projects to be funded are the revitalisation of the ancient synagogue of Tomar; the restoration of the shuls in Almeida and Vilar Maior; the creation of a memorial for the “Portuguese Schindler”, Aristides de Sousa Mendes, in Vilar Formoso; and the establishment of a Centre of Interpretation of Sephardic Culture in Bragança.

Fonte:  http://www.thejc.com/news/world-news/110310/portugal-gets-%C2%A34m-fund-heritage-sites

Com a ajuda da Noruega, Portugal recupera herança judaica
ALEXANDRA PRADO COELHO 26/07/2013 - 19:28
Rotas de Sefarad vai custar cinco milhões de euros e poderá atrair 300 mil turistas. 
Belmonte será um dos pontos fundamentais da rota 
PAULO PIMENTA, Publico 
O projecto Rotas de Sefarad de valorização da identidade judaica portuguesa – no valor de cinco milhões de euros, a maior parte dos quais garantidos pela Noruega – poderá atrair 300 mil novos visitantes por ano, entre o mercado ibérico, a diáspora judaica no mundo e outros interessados, e gerar uma receita de 60 milhões de euros anuais.

Estes são os valores estimados do potencial económico de um projecto que, como sublinham os seus promotores, é em primeiro lugar cultural.

“Há 14 milhões de judeus no mundo, 20 por cento dos quais são de origem sefardita [judeus da Península Ibérica]”, lembrou, em declarações ao PÚBLICO, Jorge Patrão, secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, no final da cerimónia, na Biblioteca do Palácio da Ajuda, em Lisboa, em que foi anunciado o projecto. “A Espanha está a apostar muito nas ligações aéreas com Israel, que nós não temos. Estes mercados têm que ser tratados como emergentes e estratégicos. Mas isto não é um projecto turístico, é um projecto cultural. O principal para nós é recuperar esta vertente da história de Portugal que está esquecida”. 

Isto não é um projecto turístico, é um projecto cultural

Jorge Patrão, secretário-geral da Rede de Judiaria
O projecto nasceu há cerca de dois anos, e, segundo contou Patrão, foi apresentado inicialmente ao então secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas, que sugeriu a candidatura ao EEA Grants, um programa da Noruega, Islândia e Liechtenstein (no qual a Noruega contribui com 97% do fundos). “Encaixa muito bem naquilo que queremos apoiar, que são projectos ligados ao património mas que permitam também desenvolver o turismo e que esperamos que contribuam para a economia”, afirmou o embaixador norueguês, Ove Thorsheim, também presente na cerimónia. 

A Noruega contribui com quatro milhões de euros, enquanto o Estado português participa com cerca de 700 mil euros – um total de perto de cinco milhões que permitirá restaurar ou valorizar símbolos da presença judaica em Portugal. Estão previstos, entre outros, a revitalização da sinagoga de Tomar, a criação de um Memorial da Vida de Aristides Sousa Mendes, em Vilar Formoso, a recuperação das sinagogas de Almeida e de Vilar Maior (uma antiga sinagoga medieval recentemente descoberta), criar o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, em Bragança (com projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura), ou a recriação da Casa da Inquisição em Reguengos de Monsaraz. A criação da rota envolve nove municípios e seis entidades regionais de turismo, para além da Comunidade Judaica de Belmonte. 

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, declarou ao PÚBLICO que a iniciativa vai traduzir-se num aumento “significativo” dos visitantes, atraídos pela história, mas escusou-se a avançar números. “O turismo é um resultado. Não há um turismo qualificado sem haver antes um trabalho de projecto cultural. O que nos distingue de outros países é a densidade do nosso património nas mais diversas vertentes e o que estamos a fazer aqui hoje é a investir numa dessas vertentes. Brevemente anunciaremos investimentos num conjunto de catedrais, o património cristão. Será interessante também trabalhar o património islâmico.”


Durante a cerimónia tinha deixado um recado aos responsáveis autárquicos envolvidos: “Não podemos pensar que vamos usar este dinheiro para ganhar mais uma eleição, arranjar uma parede ou fazer um site”. Este é um projecto no qual “não há hipótese de falhar [porque] nenhum de nós tem hoje tempo, disponibilidade ou dinheiro para poder falhar.”
http://www.publico.pt/cultura/noticia/com-a-ajuda-da-noruega-portugal-recupera-heranca-judaica-1601457    

Sem comentários: