sexta-feira, maio 29, 2020

Portugal membro da IHRA Aliança Internacional para a Memoria do Holocausto

IHRA 2019 Call for Grant Applications open | European Holocaust ...Depois de alguns anos como observador,em Dezembro 2019  Portugal passou a membro pleno da IHRA – International Holocaust Remembrance Alliance iden(Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) juntando-se a mais 32 paises membros e varios paises e organizações observadoras.

A organização iniciou atividade em 1988 com o objetvio de colmatar o crescente desconhecimento dos horrores do Holocausto à medida que os sobreviventes iam desaparecendo e deixando de partilhar o seu testemunho com os jovens nascidos muito depois do fim da IIª Guerra Mundial.

Em 2000 foi aprovada a “Declaração de Estocolmo”, de que Portugal é signatário original e que elenca um conjunto de princípios e de objetivos a que os Estados signatários se comprometem.

A Delegação Portuguesa junto da Internacional Holocaust Remembrance Alliance (IHRA) é chefiada pelo Embaixador Luis Barreiros, do MNE  e inclui
Ana Luisa Santos (Ministry of Education)
Helena Neto (Ministry of Education) - Education Working Group
Margarida Lages (Ministry of Foreign Affairs)
Teresa Mourão - Memorials and Museums Working Group
Jochen Oppenheimer (Memoshoa) - Academic Working Group
Fatima Reis (University of Lisbon) - Academic Working Group

Fontes IDI https://idi.mne.pt/pt/atividades/ihra-delegacao-portuguesa/ihra-noticias 
IHRA https://www.holocaustremembrance.com/country/portugal

Eventos 2019
Braga - Conferência  Refugiados: ecos do passado, silêncios do presente (Refugees: echos from the pass, silence in the present) 

Sem comentários: