segunda-feira, junho 22, 2020

DG Educação comemora Aristides de Sousa Mendes

Há 80 anos Aristides de Sousa Mendes, Cônsul português em Bordéus, concedia, desobedecendo às ordens de Salazar, milhares de vistos que possibilitaram a milhares de mulheres, homens e crianças, muitos deles judeus, a fuga para Portugal e daí para um destino de liberdade.
Esta não é uma história para esquecer, é sim uma história para contar.

Homenagem a Aristides de Sousa Mendes 
Aristides chegou mesmo a dar ordem aos consulados de Toulouse e Bayonne para que assinassem os vistos, deslocou-se a Bayonne e continuou, na rua, junto à fronteira de Hendaye, a tarefa hercúlea de atribuição de vistos. Esta não é uma história para esquecer, é sim uma história para contar. 
Para mostrar que o Ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes é um exemplo de luta contra a discriminação e de afirmação de valores de liberdade e solidariedade. 

Aristides de Sousa Mendes, Justo entre as Nações, título concedido pelo Yad Vashem em 1967, tem recebido a título póstumo várias homenagens e é agora a altura de o dar a conhecer aos mais novos. 
A Direção-Geral da Educação presta homenagem a Aristides de Sousa Mendes e desafia as escolas a associarem-se a esta comemoração, divulgando junto dos alunos esta figura única na História de Portugal e promovendo uma consciência e uma atitude critica de exercício de cidadania. 
Divulgação de sites e notícias 
No âmbito do Projeto UNESCO "Dever de Memória - jovens pelos direitos humanos", o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, contando com a colaboração dos artistas Josefa Reis e Victor Costa, lançou o desafio on-line, sob o nome "SER Consciência...30/1000 por 1VIDA", para assinalar os 80 anos do ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes.   https://www.facebook.com/events/655380555027003/ 

No sentido de reafirmar o propósito de preservação da memória, associada ao ato de Consciência de Aristides de Sousa Mendes, voltamos a divulgar o link para as Recomendações para o ensino e aprendizagem do ensino do Holocausto aprovado pelospaíses membros da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), da qual Portugal é membro efetivo desde dezembro de 2019. Este texto educativo constitui um documento de referência fundamental para os professores utilizarem na preparação desta temática e na elaboração de projetos ligados ao Holocausto e ao Antissemitismo. 

Centrados na figura de Aristides de Sousa Mendes, divulgamos outros sites que podem ser importantes ferramentas para este propósito: 

Fundação Aristides de Sousa Mendes: https://fundacaoaristidesdesousamendes.pt/  

Museu Virtual (Fundação Aristides de Sousa Mendes): http://mvasm.sapo.pt/EV 


Aristides de Sousa Mendes Foundation - US  http://sousamendesfoundation.org/ 


Sem comentários: