domingo, junho 21, 2020

Contestar falsidades acrescenta ou retira credibilidade ao Ato de Consciência?

Há muito tempo que alguns comentadores negacionistas  publicam mentiras para desfazer e denegrir a imagem de Aristides de Sousa Mendes.
Os tristes comentários,  que antes se faziam à boca pequena no trerreiro de uma aldeia, hoje fazem-se à boca grande nas plataformas digitais partilhadas, sem rei  nem roque, nem responsabilidade nem "fact checking".
Uma das platafformas que mais facilmente se presta ao "fake news" é a Wikipedia, que muitos já deixaram de consultar por esse motivo.

Hoje agradecemos o artigo da  historiadora Irene Pimentel no jornal  Público que desmonta as falsidades e as más interpretações dos feitas por autores anónimos e irresponsáveis na Wikipedia, sobre Aristides deSousa Mendes e os refugiados que ele salvou.

É importante recebermos este aviso que os textos da Wikipedia sobre ASM  estão corrompidos.
Agradecimentos  hoje 21-Junho-2020 a ....IRene Pimentel   
https://www.publico.pt/2020/06/21/politica/noticia/versao-falseada-aristides-sousa-mendes-wikipedia

Quem quer saber mais sobre Aristides de  Sousa Mendes, melhor utilizar as fontes oficiais como a Sousa Mendes Foundation-US ou perguntar diretamente a historiadores ou a uma das familias que ele salvou, para receber um testemunho em primeira mão.

Podemos perguntar a um descendente dos refugiados que receberam vistos de Aristides sobre os avós de quem nunca mais souberam, sobre os tios que desapareceram, sobre os primos que não têm desse lado, sobre as árvores geneológicas abruptamente truncadas em 1940...


Sem comentários: