domingo, julho 12, 2020

Aniversário de Aristides de Sousa Mendes, 19-Julho-1885

Vamos celebrar o 135º Aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, um Herói da Consciência de várias formas e em vários locais. 
E não vamos esquecer o nascimento de Cesar, o seu gémeo mais velho, a 18-Julho-1985!  

Primeiro, que tal dar uma volta pela Casa do Aido, onde eles nasceram ? 

Eis alguns dos eventos: 

Lançamento do Livro a Lista de Aristides de Sousa Mendes, de Ana Cristina Luz
19-Julho-2020, 16h00,  Casa do Passal, em Cabanas de Viriato. 
A apresentação estará a cargo de Dr. António de Moncada Sousa Mendes. Será uma honra contar com a vossa presença. Uma edição da Textiverso.  Pode-se aproveitar para conhecer a Casa do Aido, onde os gémeos nasceram. 
A LISTA DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES"
No próximo Domingo, dia 19 de Julho, pelas 16 horas, em Cabanas de Viriato (Casa do Passal), irá ter lugar a apresentação do livro "A LISTA DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES", da autoria de Ana Cristina Luz. A apresentação da obra estará a cargo do Dr. António Pedro Sousa Mendes e o evento poderá ser visualizado através da redes sociais. Seguir-se-à, pelas 17.30 horas, uma romagem ao Jazigo familiar de Aristides de Sousa Mendes, onde será deposta uma coroa de flores e será feita uma alocução alusiva à passagem de mais um aniversário de nascimento de uma das maiores personalidades da história da humanidade, pelo Senhor Pároco da Paróquia de Cabanas de Viriato.
Este evento é organizado pela Fundação Aristides de Sousa Mendes em parceria com a Câmara Municipal de Carregal do Sal e com a Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato.


SOUSA MENDES Foundation US - invites you to a virtual birthday party for Aristides and other diplomats! 
diplomats_stamp (1)July 17-19,  2020 watch the History Channel’s documentary film Diplomats for the Damned (44 minutes) on your home device. To watch the film, click here.
July 19 at 2:00 p.m. EST ( 19h00 PT)  Discussion 
The program is a birthday tribute to Aristides de Sousa Mendes, born on this date in 1885. It also celebrates the 10th anniversary of the Sousa Mendes Foundation and the 80th anniversary of Sousa Mendes’s action. Join renowned Holocaust scholars Michael Berenbaum and Mordecai Paldiel for inspiring stories of four diplomat rescuers: Hiram Bingham of the United States, Georg Duckwitz of Germany, Carl Lutz of Switzerland, and Sousa Mendes of Portugal. Participants are invited to add their own tributes, that will be shared!

Diplomat Heroes of the Holocaust - birthday tribute, July 19, 2020

VER o filme Diplomats for the Dammed https://www.youtube.com/watch?v=ArJaTAA00b0 


ARISTIDES, O MUSICAL NA RTP-2  
Domingo, 19-Julho-2020,  18h15 

Dia 19 | Aristides – O Musical - RTP2
‘Aristides – O Musical’, estreia domingo, dia 19, a partir das 18:15 na RTP2. Por ocasião dos 135 anos do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, a 18 de julho de 1885, contamos a sua história através da representação e da música, uma homenagem ao Cônsul português que salvou milhares de vidas do Holocausto nazi.

Sem comentários: