sábado, maio 27, 2023

Famílias de refugiados recordam a data do Visto de Aristides como o dia da libertação

Para as famílias que procuravam urgentemente escapar à invasão Nazi em 1940, o dia em que Aristides de Sousa Mendes lhes concedeu o visto de entrada para Portugal foi o momento de viragem na sua história, o dia da sua libertação. 

Com a tão desejada assinatura podiam passar a olhar para a frente e para a sua nova vida com segurança e esperança em vez de continuar a olhar para traz com incerteza e pavor. 

Eis algumas das famílias que comemoram esta semana o seu Dia da Libertação esta semana de 21-Maio e que já voltaram a visitar Portugal  

A família KAUFMANN e Friedrich KOCH receberam vistos de Aristides de Sousa Mendes em Bordéus a 24 de maio de 1940. Estes vistos foram explicitamente negados por Salazar, o chefe de Estado português. atravessaram para Portugal, onde residiam em Caldas da Rainha. 

Max KAUFMANN e Friedrich KOCH voaram de Lisboa para Nova York no Dixie Clipper em outubro de 1940.Grete KAUFMANN e seus filhos Annelies e Hans embarcaram no navio Siboney de Lisboa para Nova York em dezembro de 1940.

http://sousamendesfoundation.org/family/kaufmann-koch 

A família ROZENFELD, de Lodz, na Polônia, recebeu vistos de Aristides de Sousa Mendes em Bordeaux, na França, em 24 de maio de 1940.

Eles cruzaram para Portugal, onde residiram em Lisboa. Em julho de 1940, eles navegaram para Nova York no navio Nea Hellas.

Em 1945, eles foram naturalizados como cidadãos americanos.

http://sousamendesfoundation.org/family/rozenfeld





Sem comentários: