Perante o dilema de consciência de, por um lado, ter de desobedecer às ordens expressas do seu governo e, por outro lado, o de salvar vidas humanas, Aristides de Sousa Mendes optou por passar vistos, tantos quantos lhe foi possível, tendo sempre na sua mente a frase por si proferida e que atrás ficou transcrita.
Assim, é obrigação de cada um de nós contribuir para que o ato do Cônsul Aristides de Sousa Mendes esteja sempre presente, seja lembrado e se constitua num legado indelével para as gerações vindouras.
Na concretização da segunda fase do projeto da Casa do Passal, a ser planeada, está prevista a existência de um espaço museológico que abordará a vida do Herói do Concelho, de Portugal e do Mundo. Todavia e tal como atrás foi mencionado, para garantir a sua execução é imprescindível o contributo de todos sem exceção.
Desta forma, convido as pessoas que sejam depositárias de peças que tenham pertencido ou que façam alusão à vida do Cônsul Aristides de Sousa Mendes para, com a máxima brevidade possível, informarem esta Câmara Municipal dessa existência e posse, de modo a que possam ser disponibilizadas e possam contribuir para o enriquecimento do espaço atrás referido.
Para o efeito, indicam-se os respetivos contactos:
Telefone – 232 960 444
Email: gap@carregal-digital.pt
Carregal do Sal, 22 de outubro de 2015.
O Presidente da Câmara,
Rogério Mota Abrantes
Data de Publicação: 23/10/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário