domingo, janeiro 17, 2016

Coragem em tempo de Medo, Chamusca

Exposição Retrospetiva - vida de Aristides de Sousa Mendes

local: Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva
data:   5 e 31 de Dezembro 2015
chamuscaaristidessousamendes
“Coragem em Tempo de Medo” é o nome da exposição retrospetiva à vida e obra de Aristides de Sousa Mendes que vai estar patente na biblioteca municipal Ruy Gomes da Silva, na Chamusca, entre os dias 5 e 31 de dezembro.
Esta mostra dedicada ao diplomata português que salvou cerca de 30 mil vidas durante a II Guerra Mundial surge no ano em que se assinala o 130º aniversário do seu nascimento.
A exposição divide-se em cinco módulos, "Biografia | Salazar e o Estado Novo | Guerra Civil de Espanha", "Alemanha Nacional – Socialista e início da II Guerra Mundial", "Portugal, o fecho das fronteiras e a II Guerra Mundial", "Aristides e os refugiados em Portugal", e "A punição | Situação Europeia até ao final da Guerra | Tardia reabilitação póstuma de Aristides".
Nascido em Cabanas de Viriato em 1885 e falecido em Lisboa, em 1954, Aristides de Sousa Mendes, enquanto cônsul em Bordéus, em plena II Guerra Mundial, concedeu milhares de vistos a judeus e refugidos de guerra, salvando-os de uma condenação à morte, contrariando as ordens expressas do governo português.
Esta ação valeu-lhe um processo disciplinar, instaurado por Oliveira Salazar, que o afastou definitivamente da carreira diplomática.
O trabalho realizado por Aristides Sousa Mendes, foi considerado como a maior ação de salvamento realizada por uma só pessoa durante o holocausto, sendo mesmo considerado um herói da II Guerra Mundial.

Sem comentários: