A Sousa Mendes Foundation, com sede nos Estados Unidos, lançou uma iniciativa para gravar os depoimentos de sobreviventes do Holocausto que escaparam com vistos emitidos pelo diplomata português. A fundação já gravou 13 entrevistas e três delas estão disponíveis numa página onde se faz angariação de fundos para continuar o projecto. Cada depoimento custa entre 700 a 1.500 dólares para gravar e editar (cerca de entre 640 e 1.400 euros).
"Temos planos de gravar mais 50 ou 60 entrevistas nos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Israel. Além dos refugiados do Holocausto, queremos incluir trabalhadores e cidadãos portugueses que prestaram abrigo as famílias judias no seu caminho para a liberdade", explicou a fundação em nota enviada à Lusa. A angariação de fundos, disponível no site Crowdrise, já alcançou o objectivo de reunir mais de 25 mil dólares (perto de 23 mil euros). Quem contribuir com mais de 250 dólares (cerca de 230 euros), fica habilitado a uma viagem entre os EUA e a Europa.
Esta campanha da SMF-US conta com a colaboração voluntária de vários refugiados e seus descendentes, incluindo o conhecido actor Michel Gill como narrador. A Sousa Mendes Foundation - US criada em 2010 tem como um dos seus objectivos o apoio à criação de um museu na Casa do Passal em Cabanas de Viriato.
outras iniciativas em http://sousamendesfoundation.org/administration/
Sem comentários:
Enviar um comentário