quinta-feira, março 24, 2016

José Ruy conta a história de Sousa Mendes em banda desenhada

A convite da Sousa Mendes Foundation e do jornalista Tilo Wagner, o artista José Ruy visitou o "Projeto Entrecul-E6G, na Outurela, Carnaxide um projeto criado no âmbito da 6a Geração do Programa Escolhas" , e contou a história de Aristides de Sousa Mendes aos jovens do Programa Escolhas, às crianças da Associação de Solidariedade Social Assomada e até dois trinetos de Aristides e Angelina.  

José Ruy tem publicado vários livros em banda desenhada e o seu livro Aristides de Sousa Mendes, Heroi do Holocausto já foi traduzido em francês, inglês e hebraico.    
José Ruy mostrou as  pranchas do livro e contou a história do Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes junto com o neto Aristides S. Mendes.  

José Ruy já contou a história de Aristides em dezenas de escolas, mas nunca teve o reforço de tantos efeitos especiais como desta vez .  Num dia chuvoso de temporal, a descrição de fugas debaixo de ataques aéreos foi pontuada por fortes trovoadas que faziam estremecer as janelas.   Teria sido assim ?  
Falou-se de famílias de refugiados a viver nas ruas de Bordéus, de filas de gente à frente do Consulado de Portugal, do dilema de Aristides que queria ajudar as pessoas mas estava proibido pela Circular 14 de conceder mais vistos aos indesejados.. 

Discutiram-se as questões:  O que faz um diplomata ? O que é um visto? Qual é a diferença entre um refugiado e um emigrante ? 
  • Um emigrante sai do seu país porque quer ir para outro lugar, para melhorar a vida da sua família.  
  • Um refugiado sai do seu país porque é obrigado, para fugir da guerra e da perseguição Um refugiado frequentemente corre risco de vida, procura um lugar seguro.       
As crianças queriam  saber porque é que Aristides decidiu dar tantos vistos, o que aconteceu depois aos refugiados e à própria família de Sousa Mendes... 





Mas as crianças queriam mesmo ver José Ruy a desenhar, e o artista acedeu aos pedidos.  Ele reproduziu a capa do livro,  desenhando os grandes eventos no quadro  logo ali à nossa frente.   
  
Que grande inspiração:                                                          Toda a gente, toca a desenhar! 




José Ruy rubrica  livros para descendentes de Aristides de Sousa Mendes. 





O jornalista Tilo Wagner grava a explicação do desenho da menina.  




O lanchinho lá ao fundo espera por quem desenha.  
Program Escolhas  https://www.facebook.com/programa.escolhas.3




1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

Descanse em Paz, Mestre José Ruy!