terça-feira, agosto 25, 2015

Recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes aguarda segundo fôlego

Amanhã, 26-Agosto-2015, pelas 11h00  temos uma oportunidade de ver de perto as obras na Casa do Passal em Cabanas de Viriato  e de ir sabendo como vai ser o programa museológico, a criação de um memorial a Aristides de Sousa Mendes e aos milhares de refugiados que ele salvou.

Que tipo de "museu" vai ser criado no Casa do Passal?

- Será uma Casa-Museu com a reposição do recheio original ?
- Será um museu do Holocausto, para recordar as vitimas da barbárie ?
- Será um Sítio da Consciência para celebrar a força de um Homem Bom que não ficou indiferente ao desespero que via à sua volta?
- Será um museu de História, a maior história do século XX, a Segunda Guerra Mundial ?
- Será um museu da Resistência às ditaduras do século XX ?
- Será um refúgio para a nova onda de perseguidos que aumenta de ano a ano no nosso século XXI, especialmente crianças refugiadas ?
- Será um Memorial dedicado às vidas dos sobreviventes da perseguição, judeus, intelectuais e todos os que não tinham lugar na Europa de 1940 ?
- Será uma Escola de tolerância e de altruísmo?
- Será uma Será uma Casa de Vida, House of Life,  dedicada a Aristides de Sousa Mendes e ao seu Acto de Consciência o que é considerado como o maior resgate realizado por um pessoa individual ?

Ou "all-of-the above" ?

Para além das autoridades da Cultura  responsáveis pela "recuperação em curso", vamos ter muitos Interessados que vêm de longe para dar o seu apoio a este processo de
memorialização importante.


1 comentário:

José Santos disse...

Fico emocionado em ver o andamento das obras. Como jornalista, visitei diversas vezes as ruínas e entristecia-me a cada viagem que fazia à Cabanas de Viriato. Agora, mal vejo a hora de retornar. Parabéns pelo vosso trabalho. (Roberto Kedoshim - noticiasdesiao.wordpress.com).