domingo, janeiro 17, 2016

Muncipio em campanha de cedência de peças para museu Sousa Mendes

Cedência de peças para Espaço Museológico da Casa do Passal 
“Antes com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus”
A primeira fase da recuperação da Casa do Passal traduziu um marco significativamente importante na homenagem ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes e ao seu ato heroico quando, na sua ação diplomática, salvou milhares de pessoas do Holocausto Nazi.
Perante o dilema de consciência de, por um lado, ter de desobedecer às ordens expressas do seu governo e, por outro lado, o de salvar vidas humanas, Aristides de Sousa Mendes optou por passar vistos, tantos quantos lhe foi possível, tendo sempre na sua mente a frase por si proferida e que atrás ficou transcrita.
Assim, é obrigação de cada um de nós contribuir para que o ato do Cônsul Aristides de Sousa Mendes esteja sempre presente, seja lembrado e se constitua num legado indelével para as gerações vindouras.
Na concretização da segunda fase do projeto da Casa do Passal, a ser planeada, está prevista a existência de um espaço museológico que abordará a vida do Herói do Concelho, de Portugal e do Mundo. Todavia e tal como atrás foi mencionado, para garantir a sua execução é imprescindível o contributo de todos sem exceção.
Desta forma, convido as pessoas que sejam depositárias de peças que tenham pertencido ou que façam alusão à vida do Cônsul Aristides de Sousa Mendes para, com a máxima brevidade possível, informarem esta Câmara Municipal dessa existência e posse, de modo a que possam ser disponibilizadas e possam contribuir para o enriquecimento do espaço atrás referido.
Para o efeito, indicam-se os respetivos contactos:
Telefone – 232 960 444
Email: gap@carregal-digital.pt 
Carregal do Sal, 22 de outubro de 2015.
O Presidente da Câmara, 
Rogério Mota Abrantes

Data de Publicação: 23/10/2015

Sem comentários: