domingo, janeiro 17, 2016

Sousa Mendes Foundation grava depoimentos de sobreviventes do Holocausto


SOUSA MENDES FOUNDATION's PhotoA Sousa Mendes Foundation, com sede nos Estados Unidos, lançou uma iniciativa para gravar os depoimentos de sobreviventes do Holocausto que escaparam com vistos emitidos pelo diplomata português.  A fundação já gravou 13 entrevistas e três delas estão disponíveis numa página onde se faz angariação de fundos para continuar o projecto. Cada depoimento custa entre 700 a 1.500 dólares para gravar e editar (cerca de entre 640 e 1.400 euros).

"Temos planos de gravar mais 50 ou 60 entrevistas nos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Israel. Além dos refugiados do Holocausto, queremos incluir trabalhadores e cidadãos portugueses que prestaram abrigo as famílias judias no seu caminho para a liberdade", explicou a fundação em nota enviada à Lusa. A angariação de fundos, disponível no site Crowdrise, já alcançou o objectivo de reunir mais de 25 mil dólares (perto de 23 mil euros). Quem contribuir com mais de 250 dólares (cerca de 230 euros), fica habilitado a uma viagem entre os EUA e a Europa.  

Esta campanha da SMF-US  conta com a colaboração voluntária de vários refugiados e seus descendentes, incluindo o conhecido actor Michel Gill como narrador. A Sousa Mendes Foundation - US criada em 2010 tem como um dos seus objectivos o apoio à criação de um museu na Casa do Passal em Cabanas de Viriato. 


fonte / ler mais: https://www.publico.pt/mundo/noticia/sousa-mendes-foudation-grava-depoimentos-de-sobreviventes-do-holocausto-1718881

outras iniciativas em http://sousamendesfoundation.org/administration/

Sem comentários: