quinta-feira, agosto 22, 2019

Montreal, conferencia sobre Aristides de Sousa Mendes, 13-Agosto-2019

O  Museu do Holocausto de Montreal e ao Consulado de Portugal em Montreal para um evento especial sobre a história do Justo Entre as Nações, Aristides de Sousa Mendes.
(Evento em Português, Francês e Inglês)

Conferência da professora Maria Raquel Andrade
Testemunho de um dos netos de Aristides de Sousa Mendes
Exibição do documentário “O Consul Injustiçado” Justo entre as nações

Sousa MendesAristides de Sousa Mendes foi  cônsul português em Bordéus, França. Em junho de 1940, ele deparou-se com a realidade de milhares de refugiados em frente ao consulado português tentando escapar dos nazis. Essas pessoas precisavam desesperadamente de vistos para sair da França. Um visto Português permitiria a passagem segura através da Espanha para Lisboa, onde eles poderiam viajar para outras partes do mundo.

O governo de Portugal tinha emitido a  “Circular 14 ″ que obrigava todos os seus diplomatas a negar vistos a diversas classes de refugiados, incluindo judeus. Aristides de Sousa Mendes optou por desobdecer a estas ordens inconsistentes com a Constituição de Portugal  e seguir a sua consciência. No total, Sousa Mendes emitiu cerca de 30.000 vistos, incluindo cerca de 10.000 para judeus, ao longo de alguns dias.

Pelo seu ato de desobdiencia, Sousa Mendes foi severamente punido pelo ditador português, Antonio de Oliveira Salazar, destituído de sua posição diplomática e proibido de exercer a profissão de advogado. (Fundação Sousa Mendes)

Para reservar bilhetes, favor ver  https://museeholocauste.ca/en/news-and-events/righteous-among-the-nations-aristides-de-sousa-mendes/

Sem comentários: