segunda-feira, abril 15, 2013

Média: Aristides de Sousa Mendes em museu - Agência Ecclesia
Certamente já perceberam que falamos de Aristides Sousa Mendes, esse extraordinário homem que com um espírito altruísta e certo das suas convicções e ...
agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=95150


Artigo completo:

Média: Aristides de Sousa Mendes em museu

Museu Virtual Aristides de Sousa Medes   http://mvasm.sapo.pt/
Esta semana apresentamos como sugestão de navegação um sítio bastante interessante, original e singular. Estamos a falar de um museu virtual de homenagem ao antigo cônsul de Portugal em Bordéus, que contribuiu para salvar muitas vidas durante a perseguição dos nazis aos judeus. Certamente já perceberam que falamos de Aristides Sousa Mendes, esse extraordinário homem que com um espírito altruísta e certo das suas convicções e valores morais não ousou em enfrentar os poderosos daquela época.

Conhecendo bem ou mal a sua história, vale a pena visitar este museu virtual Aristides de Sousa Mendes que é o “resultado de uma parceria entre uma equipa pluridisciplinar coordenada por Luísa Pacheco Marques Arquiteta e a Direção Geral das Artes (anterior Instituto das Artes) do Ministério da Cultura”.

O sítio está concebido para oferecer ao visitante uma viagem pela vida e obra deste homem, através de dois caminhos bastante distintos. Um primeiro caminho é a exposição virtual onde é disponibilizada uma

experiência audiovisual e interativa bastante interessante. O outro é uma base de conhecimento que foi criada com o objetivo de oferecer ao utilizador a possibilidade de aprofundar os temas tratados na exposição virtual, através de uma pesquisa rápida e fácil.

Na componente da exposição virtual, é narrada de uma forma contextualizada, com uma qualidade gráfica fabulosa e uma excelência de conteúdos impar para a realidade nacional, o ato de desobediência consciente que o cônsul de Portugal em Bordéus possibilitou, através dos vistos concedidos, salvar um número de pessoas que se estima de 30 000. Esta mostra virtual está organizada em três corredores; o da Guerra, o da Fuga e o da Liberdade,  proporcionando aos visitantes uma experiência audiovisual profunda, com base em filmes da época (dobrados ou legendados), com mapas e testemunhos reais.

Por outro lado, quem procura informação específica e não pretende efetuar a visita pelos vários corredores da exposição, tem como opção a consulta da base de conhecimento, onde toda a informação se encontra catalogada por áreas e disponível para todos. Sempre muito bem estruturada e de fácil acesso.

Pois bem, claramente este é mais um sítio que pode muito bem ser adicionado aos favoritos, com a certeza que nos irá possibilitar uma viagem única ficando a conhecer um pouco mais a vida e obra deste Homem de Deus.

Fernando Cassola Marques
Fonte:  http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=95150

Sem comentários: