
In 1966, Aristides de Sousa Mendes was posthumously awarded the title of “Righteous Among the Nations,” by Yad Vashem, and a tree planted in his name in the Avenue of the Righteous.
http://www1.yadvashem.org/righteous/bycountry/portugal.html
Yad Vashem, a Autoridade Israelita para Recordar o Holocausto reconheceu o acto heroico de Aristides de Sousa Mendes em 1966, depois de mais de 10 anos de campanha pelos filhos de Sousa Mendes e por refugiados.
Passarem mais duas décades até o reconhecimento em Portugal em 1987, mas ainda hoje não existe um local de memória em Portugal para homenagear este homem Justo entre as Nações.
1 comentário:
É verdade, Portugal continua a ñão reconhecer o indiscutível mérito e coragem do cônsul Aristides de Sousa Mendes.
Temos, no entanto, uma pequena oportunidade para lembrar o seu nome, através do novo programa da RTP com Maria Elisa. Neste programa, cada português pode votar num cidadão nacional que considere digno de homenagem. Embora sejam admitidos anónimos com obra alegadamente feita e digna de atenção, creio que se começarmos todos a votar no Aristides de Sousa Mendes, quiçá lhe seja dedicada alguma atençao.
Nem que apenas mais um português o fique a conhecer, terá valido a pena.
Quanto a tanta atenção dedicada aos manuais escolares, alguém teve já oportunidade de verificar em quantos do 3º Ciclo (pelo menos), consta o seu nome? Tenho curiosidade em saber, apesar de eu própria já ter denunciado a ausência do seu nome a alguns delegados de editoras.
Lueji
Enviar um comentário