O ciclo de mesas-redondas sobre a resistência helénica e europeia durante a Segunda Guerra Mundial é desenvolvido pelo município martirizado Haidari com o apoio do programa "Europa dos Cidadãos " da União Europeia, gerido pela agencia europeia EACEA.
A iniciativa tem como objetivo comemorar vítimas do nazismo , a nível nacional e internacional, recolhendo, documentando e discutindo os depoimentos de veteranos e membros de organizações de resistência, sobreviventes , bem como de sua descendentes de cidadãos martirizados na Grécia. Participaram também convidados internacionais da Croácia , Chipre, República Checa, França , Macedónia , Alemanha, Hungria , Roménia, Eslovénia , Portugal e membros de ONGs e instituições internacionais e escolas e outros pessoas que trabalham a favor do desarmamento e da coexistência pacífica entre os povos.
Em termos de conhecimentos, os objectivos incluem a) fortalecer e difundir o conhecimento e compreensão entre as gerações mais jovens, especialmente de origem migrante sobre a história contemporânea da Europa, incluindo seus lados escuros, e b) promover uma ampla reflexão sobre a história da integração europeia com base na democracia , na liberdade , no respeito dos direitos fundamentais e nos valores e princípios partilhados, promovendo uma cidadania activa que venha a garantir um futuro de paz.
O programa incluiu vários historiadores e investigadores gregos que recordaram as experiências da Grécia como palco de guerra, especialmente quando esteve sob a ocupação brutal do exercito Nazi e que sofre milhares de mortes durante a Segunda Guerra Mundial. Historiadores espanhóis falaram sobre a Guerra Civil espanhola e o bombardeamento de Gernika, representantes do Museu Nobel falaram sobre as origens e objectivos do Prémio Nobel da Paz, representantes da EU falaram sobre o Programa Europa dos Cidadãos, e outras intervenções, incluindo a de Mariana Abrantes focaram temas com a protecção da democracia participativa e a promoção da tolerância.
A AECEA apoia trabalhos sobre vários temas, incluindo Memória Europeia (European Remembrance), e tem previsto abrir candidaturas para projectos até 01/03/2014 - 12:00 (CET), 1-Março-2014
O objectivo é contribuir para a compreensão da história e diversidade europeia entre os cidadãos da UE, através da consciencialização da memória da história e valores comuns europeus. O programa apoia actividades que convidam a reflexão e destina-se a financiar projectos que reflictam sobre as causas dos regimes totalitários na história moderna da Europa (especialmente , mas não exclusivamente , o nazismo que levou ao Holocausto , o fascismo , o stalinismo e os regimes comunistas e totalitários) e para comemorar as vítimas de seus crimes. Esta vertente também abrange outros momentos decisivos e pontos de referência na história europeia recente. Será dada preferência a projetos destinados a incentivar a tolerância , a compreensão mútua, o diálogo intercultural e a reconciliação.
Projectos no âmbito desta vertente devem incluir diferentes tipos de organizações (autarquias , ONGs, institutos de investigação, etc ) e desenvolver diferentes tipos de actividades (investigação , exposições, debates públicos, a educação informal , etc ) e envolver os cidadãos de diferentes grupos-alvo, incluindo jovens, e de diferentes países com uma clara dimensão europeia.
Fonte: HOPE II http://hopeproject.gr/site/en/2013-03-29-08-37-59/schedule-of-events
Candidaturas AECEA http://eacea.ec.europa.eu/europe-for-citizens/strands/european-rememberance_en
Protection of democracy, freedom and fundamental rights
Ver mais em http://hopeproject.gr/2/index.php/en/our-guests/speeches-presentations-participants
Abrantes: For a Europe of Peaceful Co-existence
1 comentário:
Spark or tipping point
Enviar um comentário