domingo, fevereiro 02, 2014

Acto de Consciência de Sousa Mendes recordado na Grécia

HOPE ΕλπίδαO Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes foi recordada  na mais recente sessão do Projecto HOPE II, em Haidari, Atenas,  Grécia a 23-24 de Janeiro 2014  pelos netos Aristides Sousa Mendes e Louis-Philippe Mendes, este presidente da Sousa Mendes Foundation US.

O ciclo de mesas-redondas sobre a resistência helénica e europeia durante a Segunda Guerra Mundial é desenvolvido pelo município martirizado  Haidari com o apoio do programa "Europa dos Cidadãos " da União Europeia, gerido pela agencia europeia EACEA.
A iniciativa tem como objetivo comemorar vítimas do nazismo , a nível nacional e internacional, recolhendo, documentando e discutindo  os depoimentos de veteranos e membros   de organizações de resistência,  sobreviventes , bem como de sua descendentes de cidadãos martirizados na Grécia.  Participaram também convidados internacionais da Croácia , Chipre, República Checa, França , Macedónia , Alemanha, Hungria , Roménia, Eslovénia , Portugal e membros de ONGs e instituições  internacionais e escolas e outros pessoas que trabalham a favor do desarmamento e da coexistência pacífica entre os povos.


Em termos de conhecimentos, os objectivos incluem  a) fortalecer e difundir o conhecimento e compreensão entre as gerações mais jovens, especialmente de origem migrante sobre a  história contemporânea da Europa, incluindo seus lados escuros,  e b) promover uma ampla reflexão sobre a história da integração europeia com base na democracia , na liberdade , no respeito dos direitos fundamentais e nos valores e princípios partilhados, promovendo uma cidadania activa que venha a garantir um futuro de paz.

O programa incluiu vários historiadores e investigadores gregos que recordaram as experiências da Grécia como palco de guerra, especialmente quando esteve  sob a ocupação brutal do exercito Nazi e que sofre milhares de mortes durante a Segunda Guerra Mundial. Historiadores espanhóis falaram sobre a Guerra Civil espanhola e o bombardeamento de Gernika, representantes do Museu Nobel falaram sobre as origens e objectivos do Prémio Nobel da Paz, representantes da EU falaram sobre o Programa Europa dos Cidadãos, e outras intervenções, incluindo a de Mariana Abrantes focaram temas com a protecção da democracia participativa e a promoção da tolerância.

A AECEA apoia trabalhos sobre vários temas, incluindo  Memória Europeia (European Remembrance), e tem previsto abrir candidaturas para projectos até  01/03/2014 - 12:00 (CET), 1-Março-2014
O objectivo é contribuir para a compreensão da história e  diversidade europeia entre os cidadãos da UE, através da  consciencialização da memória da   história e valores comuns europeus.  O programa apoia actividades que convidam a reflexão e destina-se a financiar projectos que reflictam sobre as causas dos regimes totalitários na história moderna da Europa (especialmente , mas não exclusivamente , o nazismo que levou ao Holocausto , o fascismo , o stalinismo e os regimes comunistas e totalitários) e para comemorar as vítimas de seus crimes. Esta vertente também abrange outros momentos decisivos e pontos de referência na história europeia recente. Será dada preferência a projetos destinados a incentivar a tolerância , a compreensão mútua, o diálogo intercultural e a reconciliação.

Projectos no âmbito desta vertente devem incluir diferentes tipos de organizações (autarquias , ONGs, institutos de investigação, etc ) e desenvolver diferentes tipos de actividades (investigação , exposições, debates públicos, a educação informal , etc ) e envolver os cidadãos de diferentes grupos-alvo, incluindo jovens,  e de diferentes países  com uma clara dimensão europeia.     

Fonte: HOPE II http://hopeproject.gr/site/en/2013-03-29-08-37-59/schedule-of-events
Candidaturas AECEA http://eacea.ec.europa.eu/europe-for-citizens/strands/european-rememberance_en
Protection of democracy, freedom and fundamental rights 
Ver mais em http://hopeproject.gr/2/index.php/en/our-guests/speeches-presentations-participants
Abrantes:  For a Europe of Peaceful Co-existence

1 comentário:

PPP Lusofonia disse...

Spark or tipping point