sábado, dezembro 06, 2008

Memorial a Sousa Mendes procura espaço

A colocação do Memorial a Aristides de Sousa Mendes no Jardim do Arco do Cego previsto para o dia 10-Dezembro-2008, foi adiado, segundo a noticia no DN, porque o espaço já estava reservado a outro memorial a José Luis Borges, um escritor argentino de descendência portuguesa.

O encontro com alunos e os outros eventos previstos para marcar o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem mantêm-se, a partir das 9H na Igreja São João de Deus na Praça de Londres.

"Fonte do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa confirmou ao DN a situação e garantiu que será "encontrada uma alternativa condigna à localização do memorial. E Aristides de Sousa Mendes não deixará de ser homenageado por Lisboa".

O topo sul do Parque Eduardo VII (junto ao Marquês de Pombal) poderá ser um sítio alternativo. Mais interessante seria colocar o Memorial a Sousa Mendes num local de Lisboa ligado ao percurso histórico de Sousa Mendes ou dos refugiados que ele salvou, como por exemplo no Porto de Lisboa.

O Porto de Lisboa é um porto milenar, talvez um dos portos mais importantes na história da navegação marítima mundial, história que merece ser recordada.
O Porto de Lisboa também faz parte da história de Sousa Mendes.

Noticias: rtp; JN; DN; Livros

3 comentários:

Paulo Pedroso disse...

Deixo aqui o link para um pequeno excerto do Requiem à memória de ASM, composto por Luís Cipriano.

:-))

http://www.youtube.com/watch?v=wp6BtDNvG6U

António disse...

Quem sabe à saída do Porto de Alcântara, onde atracam inúmeros paquetes transatlânticos, a visibilidade para os visitantes era um excelente cartão de visita.

Micas10 disse...

No dia 10 de Dezembro a Fundação vai promover uma visita de estudo para professores e alunos que terá início às 9 horas na Igreja de São João de Deus na Praça de Londres

Esta visita de estudo que faz parte das actividades que a Fundação organiza desde há anos com as Escolas, está subordinada ao tema "A Declaração Universal dos Direitos Humanos (De S. João de Deus a Aristides de Sousa Mendes, passando por Guerra Junqueiro), que será orientada pelo Prof José Manuel Cymbron do Instituto Superior de Novas Profissões, membro do Conselho Geral da Fundação, e contará com a presença do Major Álvaro de Sousa Mendes, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ASM e do Prof. António Sousa Mendes, membro desse Conselho.
Estimam-se que estarão presentes mais de 250 crianças e jovens de diversas idades de Escolas de Lisboa mas não só.