Laura Cesana é uma artista plástica italiana que há muito adoptou o nosso pequeno país para viver e trabalhar. Em 1997, publicou uma obra bilingue com base numa investigação selectiva sobre os vestígios das comunidades judaicas na Peninsula Ibérica, com particular incidência para o caso português, recuando 400-500 na nossa memória histórica partilhada.
O livro inclui também a reproducção de muitos dos seus quadros dedicados ao mesmo tema.
Vestígios Hebraicos em Portugal, LIVRO BILINGUE (português e inglês) de Laura Cesana com um poema de António Ramos Rosa e testos dos críticos de arte Fernando de Azevedo, Fernando Pernes e Lima de Freitas.
Capa dura, 160 páginas, 116 imagens a cores de lugares e pinturas, cm 32 x23,5. Edição do autor. !ªedição: Lisboa 1997. 2ªedição: Lisboa I998. (ISBN: 972-97370-02)
"Trata-se assim, de uma obra que nos fala da História através da pintura, bem como da inspiração através da História. Afinal, e como a autora refere no subtítulo, uma viagem de uma pintora, é este o fio condutor de uma obra extremamente ambiciosa (...)"
ALEXANDRA LUÍS (na Revista "Valor")
(...)"E o seu belíssimo ensaio de investigação e objecto de arte Vestígios Hebraicos em Portugal oferece-nos simultaneamente uma síntese muito equilibrada e rigorosa do passado dos judeus, marranos e cristãos-novos na nossa pátria (...) e a reprodução dos seus quadros admiráveis, onde aparecem rituais, cenas de culto, objectos sagrados, sempre à beira do mistério, do silêncio, da meditação, do Shabat. (...)"
Fonte:
planeta.ip.pt
4 comentários:
Laura Cesana vai fazer uma exposição das suas obras no Clube dos Empresários, na Avenida da República, 38, Lisboa, quarta-feira, 3-Março, 19h
Livro
Portugal, Salazar e os Judeus
Avraham Milgram, Gradiva Publicações 2010
O livro Portugal, Salazar e os Judeus é uma investigação detalhada, fundamentada, rigorosa e que possibilita uma visão alargada e inédita sobre a presença dos judeus fugitivos à sanha nazi e o seu acolhimento em Portugal, segundo a lógica do regime de Salazar e de acordo com as instituições de assistências tanto da comunidade sionista nacional como internacional.
Terão passado por Portugal, durante as perseguições nazis, de 13 a 15 mil judeus; o autor considera que Salazar podia ter contribuído para salvar judeus holandeses de origem portuguesa e que não o fez; em contrapartida, mostrou-se permeável a dar protecção a mil judeus húngaros que se salvaram.
http://va.vidasalternativas.eu/?p=2237
Hoje e até sábado 4-Dezembro, das 14h às 20h é a última oportunidade de ver as obras de Laura Cesana,
"Entre o Mar e a Música" na Sociedade Nacional de Belas Artes, rua Barata Salguiero 34, em Lisboa.
Ao mesmo tempo passa um video com outras fases do trabalho da artista.
"Á CONVERSA COM..." Laura Cesana
Data: Segunda-feira, 7-Novembro, 18h30
Local: LEYA, CELIVRARIAS, (antiga Buchholz)
Rua Duque de Palmela 4, Lisboa
Pintora e autora do livro bilingue Vestígios Hebraicos em Portugal-viagem de uma pintora
Sera´ também passado um video con diversas fases da sua pintura e sara´inaugurada a sua exposição "Obras Gráficas".
www.lauracesana.com
Enviar um comentário