Pesquisar neste blogue

A carregar...

Tradutor

domingo, janeiro 31, 2010

Vestígios Hebraicos em Portugal

Laura Cesana é uma artista plástica italiana que há muito adoptou o nosso pequeno país para viver e trabalhar.  Em 1997, publicou uma  obra bilingue com base numa investigação selectiva sobre os vestígios das comunidades judaicas na Peninsula Ibérica, com particular incidência para o caso português, recuando 400-500 na nossa memória histórica partilhada.

 O livro inclui também a reproducção de muitos dos seus quadros dedicados ao mesmo tema.
Vestígios Hebraicos em Portugal, LIVRO BILINGUE (português e inglês) de Laura Cesana com um poema de António Ramos Rosa e testos dos críticos de arte Fernando de Azevedo, Fernando Pernes e Lima de Freitas.
Capa dura, 160 páginas, 116 imagens a cores de lugares e pinturas, cm 32 x23,5. Edição do autor. !ªedição: Lisboa 1997. 2ªedição: Lisboa I998. (ISBN: 972-97370-02)


"Trata-se assim, de uma obra que nos fala da História através da pintura, bem como da inspiração através da História. Afinal, e como a autora refere no subtítulo, uma viagem de uma pintora, é este o fio condutor de uma obra extremamente ambiciosa (...)"
 ALEXANDRA LUÍS (na Revista "Valor")

(...)"E o seu belíssimo ensaio de investigação e objecto de arte Vestígios Hebraicos em Portugal oferece-nos simultaneamente uma síntese muito equilibrada e rigorosa do passado dos judeus, marranos e cristãos-novos na nossa pátria (...) e a reprodução dos seus quadros admiráveis, onde aparecem rituais, cenas de culto, objectos sagrados, sempre à beira do mistério, do silêncio, da meditação, do Shabat. (...)"
Fonte: planeta.ip.pt

4 comentários: