domingo, janeiro 31, 2010

Vestígios Hebraicos em Portugal

Laura Cesana é uma artista plástica italiana que há muito adoptou o nosso pequeno país para viver e trabalhar.  Em 1997, publicou uma  obra bilingue com base numa investigação selectiva sobre os vestígios das comunidades judaicas na Peninsula Ibérica, com particular incidência para o caso português, recuando 400-500 na nossa memória histórica partilhada.

 O livro inclui também a reproducção de muitos dos seus quadros dedicados ao mesmo tema.
Vestígios Hebraicos em Portugal, LIVRO BILINGUE (português e inglês) de Laura Cesana com um poema de António Ramos Rosa e testos dos críticos de arte Fernando de Azevedo, Fernando Pernes e Lima de Freitas.
Capa dura, 160 páginas, 116 imagens a cores de lugares e pinturas, cm 32 x23,5. Edição do autor. !ªedição: Lisboa 1997. 2ªedição: Lisboa I998. (ISBN: 972-97370-02)


"Trata-se assim, de uma obra que nos fala da História através da pintura, bem como da inspiração através da História. Afinal, e como a autora refere no subtítulo, uma viagem de uma pintora, é este o fio condutor de uma obra extremamente ambiciosa (...)"
 ALEXANDRA LUÍS (na Revista "Valor")

(...)"E o seu belíssimo ensaio de investigação e objecto de arte Vestígios Hebraicos em Portugal oferece-nos simultaneamente uma síntese muito equilibrada e rigorosa do passado dos judeus, marranos e cristãos-novos na nossa pátria (...) e a reprodução dos seus quadros admiráveis, onde aparecem rituais, cenas de culto, objectos sagrados, sempre à beira do mistério, do silêncio, da meditação, do Shabat. (...)"
Fonte: planeta.ip.pt

4 comentários:

Micas10 disse...

Laura Cesana vai fazer uma exposição das suas obras no Clube dos Empresários, na Avenida da República, 38, Lisboa, quarta-feira, 3-Março, 19h

Micas10 disse...

Livro
Portugal, Salazar e os Judeus
Avraham Milgram, Gradiva Publicações 2010

O livro Portugal, Salazar e os Judeus é uma investigação detalhada, fundamentada, rigorosa e que possibilita uma visão alargada e inédita sobre a presença dos judeus fugitivos à sanha nazi e o seu acolhimento em Portugal, segundo a lógica do regime de Salazar e de acordo com as instituições de assistências tanto da comunidade sionista nacional como internacional.

Terão passado por Portugal, durante as perseguições nazis, de 13 a 15 mil judeus; o autor considera que Salazar podia ter contribuído para salvar judeus holandeses de origem portuguesa e que não o fez; em contrapartida, mostrou-se permeável a dar protecção a mil judeus húngaros que se salvaram.

http://va.vidasalternativas.eu/?p=2237

Micas10 disse...

Hoje e até sábado 4-Dezembro, das 14h às 20h é a última oportunidade de ver as obras de Laura Cesana,
"Entre o Mar e a Música" na Sociedade Nacional de Belas Artes, rua Barata Salguiero 34, em Lisboa.

Ao mesmo tempo passa um video com outras fases do trabalho da artista.

Amigos de Sousa Mendes disse...

"Á CONVERSA COM..." Laura Cesana
Data: Segunda-feira, 7-Novembro, 18h30
Local: LEYA, CELIVRARIAS, (antiga Buchholz)
Rua Duque de Palmela 4, Lisboa

Pintora e autora do livro bilingue Vestígios Hebraicos em Portugal-viagem de uma pintora
Sera´ também passado um video con diversas fases da sua pintura e sara´inaugurada a sua exposição "Obras Gráficas".
www.lauracesana.com