sábado, outubro 25, 2008

Novas iniciativas a favor de um museu Sousa Mendes

O porjecto do museu Sousa Mendes continua a mobilizar iniciativas um pouco por toda a parte que procuramos divulgar neste blog ao serviço dos Amigos de Sousa Mendes

- Colóquio em Cabanas de Viriato, 31-Outubro a 2-Novembro-2008
- Colóquio e exposição em Castelo Branco e Fundão
- Colocação de um busto de Aristides de Sousa Mendes no jardim do Arco Cego em Lisboa a 10-Dezembro, o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Gala Musical para a angariação de fundos em Lisboa no final de (26) Janeiro-2009

Il y a toujours des initiatives:
- colloque à Cabanas de Viriato, 31-Octobre a 2-Novembre-2008 (Sociedade Filármónica et http://aristidesousamendes.blogspot.com/)
- un colloque à Castelo Branco et Fundão (Comité Sousa Mendes, http://
www.sousamendes.com)
- un buste de l’artiste Manuel do Carmo, dans le jardin Arco Cego à Lisbonne, le 10-Décembre-2008 (Fundação Sousa Mendes)
- un grand événement et gala musicale à Lisbonne à la fin du mois de Janvier-2009 (Fundação Pro Dignitate)

On essaye de contribuer avec des petits nouvelles dans le blog
http://amigosdesousamendes.blogspot.com des que on prend connaissance.

6 comentários:

Unknown disse...

Olá Mariana

Verifiquei que notifica diversas iniciativas relativas a ASM.
Embora seja de todo o interesse que todas as iniciativas referentes a este Justo sejam noticiadas por todos os meios, lamento que algumas destas iniciativas tenham sido divulgadas de forma errada e sem que os organizadores das mesmas tivessem sido consultados, pois se tal tivesse acontecido além de ter ficado com as informações correctas também ficaria a saber que esta não era ainda a altura certa para as divulgar.

Refiro-me a duas em especial:
À inauguração de um busto (não é busto mas sim Memorial) a 10 de Dezembro.
Ao Jantar-Gala (não é jantar, mas sim uma Gala Musical a 26 de Janeiro.

Estas duas inicitivas estão a ser orgnizadas pela Fundação ASM em conjunto com um Grupo de cidadãos que compõem uma Comissão Organizadora da qual faço parte.

Embora não esteja aqui nem em nome da Fundação nem em nome da Comissão Organizadora, mas sim como um desses membros considero que tenho toda a legitimidade para a alertar para as incorrecções das suas informações.

De futuro, espero que quando pretender divulgar as nossas iniciativas nos contacte primeiro, podendo assim ficar com as informações correctas.

Pode fazê-lo através da Fundação ASM ou através do meu email ou pode ainda consultar o meu blogue: KAnahory (onde a seu tempo tudo será noticiado.

Cumprimentos

Cristina Anahory Garin

Unknown disse...

A pedido da Fundação ASM publico o seguinte:
FUNDAÇÃO ARISTIDES DE SOUSA MENDES

COMUNICADO

Tendo a FASM tido conhecimento, através de um blogue, de uma iniciativa do Senhor Dr. José Carlos Abrantes com o objectivo de homenagear Aristides de Sousa Mendes e de angariar fundos para a recuperação da Casa do Passal e tendo em conta que a mesma se realiza unilateralmente, sem o apoio e fora do âmbito da Fundação e do contexto familiar, esclarece-se o público em geral, do seguinte:

1- Toda e qualquer iniciativa desta natureza deverá ter sempre o enquadramento e o apoio da Fundação.

2- A angariação de fundos para a recuperação da Casa do Passal deverá ser sempre realizada em consonância com a FASM e nesse sentido qualquer quantia a depositar deverá sê-lo numa das contas da Fundação, que se encontra abrangida pela Lei do Mecenato Cultural e é uma instituição oficialmente reconhecida.

3- Nestes termos, a Fundação Aristides de Sousa Mendes informa que se demarca deste tipo de eventos reiterando a sua vontade de não participar nem apoiar situações análogas, lamentando desde já a existência deste tipo de iniciativas que colidem e prejudicam o trabalho da própria Fundação.

4- A Fundação e a Família são sensíveis e estão gratos a todas as pessoas e entidades que genuína e construtivamente deram ou dão o seu contributo através de ideias ou da promoção de acções com o objectivo de fazer justiça ao gesto humanitário de Aristides de Sousa Mendes.

5- Assim e para evitar situações como a acima descrita, no futuro assim como sempre aconteceu no passado, as iniciativas que não forem realizadas pela própria Fundação deverão ser-lhe comunicadas previamente, de forma a poderem contar com o seu apoio e eventual participação.


Lisboa, 31 de Outubro de 2008


A Fundação ASM

31 de Outubro de 2008 15:01

Cumprimentos

Cristina Garin

Unknown disse...

Na sequência do comunicado da Fundação Aristides de Sousa Mendes e estando eu a colaborar com esta Fundação, transcrevo de seguida o comentário que a Dr. Esther Mucznik enviou ao Senhor Dr. José Carlos Abrantes, com cópia para mim, com o pedido de divulgação:

"Dr José Carlos Abrantes,

Acabo de ver o meu nome numa eventual comissão de "homens bons" destinada a fiscalizar a aplicação de fundos recolhidos com o fim de restaurar a casa de Aristides de Sousa Mendes.
Estranho não ter sido sequer consultada para o efeito e declaro desde já que não aceito fazer parte dessa comissão nem de outra qualquer com o fim de angariar ou fiscalizar qualquer tipo de dinheiros com esse ou outro fim.
Considero abusiva a utilização do meu nome sem prévio conhecimento meu e solicito a retirada imediata do mesmo, assim com a divulgação no seu blogue desta minha posição.

Esther Mucznik"

Cristina Anahory Garin

31 de Outubro de 2008 15:07

Micas10 disse...

O blog http://amigosdesousamendes.blogspot.com está disponível para divulgar todas as iniciativas a favor do projecto do museu Aristides de Sousa Mendes e agradece as correções.

José Carlos Abrantes disse...

Não é hoje o dia adequado, por razões pessoais e profissionais, para fazer um comentário sobre estes comentários. Quero dizer apenas que espero que a Fundação Aristides Sousa Mendes reveja a sua posição e que acolha todas as iniciativas que floresçam, em vez de nelas sentir ameaça, A Fundação Aristides de Sousa Mendes tem a responsabilidade institucional de defender o nome e o património material e moral de Aristides de Sousa Mendes, algo de que pessoalmente me congratulo e que considero um ganho importante para o futuro da Casa do Passal e do projecto que aí vier a funcionar. Considero, porém, que há vários níveis de legitimidade, nomeadamente a legitimidade cívica que é de todos os cidadão do mundo, logo dos portugueses. Nos próximos dias responderei, por várias formas, a este comentários subscritos por Cristina Anahory Garin neste blogue bem como no que criei sobre Aristides Sousa Mendes.

José Carlos Abrantes

António disse...

À partida dou comigo a pensar:

1 - se já existe uma comissão ou fundação para a criação de um museu, obra, memorial e outras iniciativas em honra de ASM, porque raio de razão é que se houve falar de várias iniciativas desgarradas, ele são particulares que criam blogues sobre o assunto, outros escrevem no Beijós XXI, outros ainda fazem colóquios em escolas, há quem tente angariar fundos para a recuperação da Casa do Passal, etc. Enfim um rol de iniciativas com ou sem publicidade, mais ou menos oficializadas. (parece mal, muito mal)
2- dei comigo a pensar, a Fundação, a tal oficial, para fazer as obras e museu e outras coisas pode e deve sentir-se ultrapassada, quiça ofendida por ninguém lhe dar cavaco.
3 - O pior é que no fim fico a pensar, mas quem diabo é que tem razão?
- a fundação já existe à um ror de tempo, e o que tem feito, o que já fez?
- Porque não cria um plano anual de actividades e dele faz divulgação por todos os OCS incluindo blogues que por norma escrevem sobre ASM, não é difícil saber quem são.

- O pior é que se calhar a Fundação e os seus membros, mal conhecem Cabanas, nem sabem que existem blogues que muito têm escrito sobre o assunto, alguns nunca ouviram falar do Beijós XXI, e garanto que se fizerem um pesquisa mundial na net, podem crer que o Beijós XXI é um dos espaços com mais artigos (post's) sobre ASM.

Enfim, quem terá razão?

O que espero é que nos deixemos de buscas de protagonismos, invejas ou ciúmes e façamos de facto uma verdadeira onda nacional para forçar os poderes políticos a intervirem na recuperação do património histórico de ASM, quer intervindo na Casa do Passal, quer reabilitando sem medos nem constrangimentos a memória de ASM, deve ser uma matéria obrigatória na escola, desde o 1º ciclo.

Porque não se assume de uma vez por todas que o seu acto foi heróico, que o país se orgulha de ter na sua Nação um Homem de tal nobreza.