Pesquisar neste blogue

A carregar...

Tradutor

quarta-feira, julho 12, 2006

DG Monumentos Nacionais apresentou estudo-prévio em Cabanas


A Direcção Geral de Edificios e Monumentos Nacionais apresentou o estudo-prévio de arquitectura a um grupo de Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes reunidos em Cabanas de Viriato a 17-Junho-2006 para comemorar o Dia da Consciência. Estiveram presentes 3 dos 5 membros do Conselho de Administração da Fundação e o Presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato.


Ver interior da Casa do Passal






O estudo-prévio arquitectónico apresentado pelo Eng Vasco Martins da Costa e pelo o Arq Carlos Amaral têve em consideração um estudo-prévio de museologia elaborado por um grupo de voluntários com o apoio de museólogos profissionais, que foi apresentado ao Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes em meados de 2004.



A casa de Aristides e Angelina de Sousa Mendes foi classificada como Monumento Nacional pelo IPPAR - Instituto Português para o Património Arquitectónico em 2005 e a sua reabilitação e transformação em museu e centro de memória terá de obdecer a critérios internacionais e à salvaguarda do interesse museológico dos eventos associados, que implicam a recuperação de tudo que puder ser recuperado e a utilização de materiais e técnicas de construção apropriadas.

Dada a dimensão da obra e o grau de degradação devido à chuva que entrava pelo grande buraco no telhado e pelas paredes, estima-se que a obra possa vir a custar entre EUR 1,5-2 milhões, including o tratamento paisagistico do jardim. Será necessário angariar financiamento para estas despesas, acrescidas do custo da preparação do programa museológico, e todo o recheio que se quizer repôr.

Questionado se não ficaria mais barato demolir as partes mais danificadas e reconstruir de novo, o especialista de Monumentos Nacionais respondeu que "podia ficar mais barato, mas ninguém vinha cá ver".

O projecto da reabilitação da casa e da criação do Museu Sousa Mendes é um projecto complexo de grande envergadura, exigindo uma grande angariação de fundos de mecenas e outras fontes de financiamento e uma gestão de projecto rigorosa e profissionalizada.

Os amigos também aproveitaram o encontro para partilhar as experiências na campanha permanente de divulgação do acto exemplar de Aristides e Angelina de Sousa Mendes, que pode até incluir eventos num jardim de infância.
Nunca é cedo demais para ir aprendendo o valor da tolerância e do altruismo.

A Casa do Passal é propriedade da Fundação Aristides de Sousa Mendes.


Conselho de Administração
Alvaro de Sousa Mendes
António de Sousa Mendes
Luis Fidalgo
José Miguel Duarte
Presidente da Câmara de Carregal do Sal

Conselho Geral
Presidente - vago desde 2005 por morte do titular
António Carlos Carvalho
Diana Marina Dias Andringa
Jacques Rivière
José Alain-Fralon
José Manuel Botelho de Sousa Cymbron
Joshua Gabriel Benoliel Ruah
Maria Salomé Cabrita de Sousa
Nuno Gonçalo Gago da Câmara Botelho de Medeiros

Conselho Fiscal
Patrícia Salgado Goldschmidt Catanho de Menezes
Pedro Castela Duarte de Araújo e Sá

5 comentários: