domingo, agosto 15, 2010

Casa do Passal em Risco de Ruína Iminente


Segundo o Eng Victor Cóias, reconhecido especialista em estruturas, a "Casa do Passal está em situação de ruina iminente".
Segundo o presidente do GeCORPA, o Grémio das Empresas de Conservação e Restauro do Património Arquitectónico, o estado de degradação acentuado da Casa do Passal deve-se sobretudo à entrada da água pela cobertura.
As declarações constam de um vídeo disponível no portal do GeCORPA, produzido recentemente por Francisco Manso com apoios da STAP. O vídeo mostra também uma simulação da Casa do Passal restaurada, depois de consolidar paredes e pisos interiores e de renovar completamente a cobertura, a fim de restituir a solidez e integridade estrutural ao edifício.
A Casa do Passal é propriedade da Fundação Aristides de Sousa Mendes, uma fundação privada de capitais maioritariamente públicos.
Antes da Casa do Passal ser classificada como Monumento Nacional pelo IGESPAR em 2005, os pisos foram escorados e o telhado foi reparado pelos voluntários João Crisóstomo e António Rodrigues. Essa primeira iniciativa tangível para salvar a casa de Sousa Mendes contou também com o apoio de várias pessoas de Cabanas de Viriato e Beijós que deram madeira, telhas, ajudaram a retirar o lixo, etc. Assim, a Casa do Passal foi poupada as chuvas de alguns Invernos.
Inevitavelmente, o telhado voltou a ruir de 2008 para cá, e vem apresentando buracos cada vez maiores à medida que a madeira dos barrotes apodrece e as telhas vão caindo.
Por isso, é cada vez mais urgente colocar uma cobertura temporária, que custaria cerca de 150.000€ e que teria que ser aprovada pelo IGESPAR.
A 19-Julho-2010, por ocasião do 125º aniversário do nascimento de Sousa Mendes, foi lançada uma campanha de angariação de donativos para este efeito no blog dos Amigos de Sousa Mendes e no grupo Salvar a Casa de Sousa Mendes que tem mais de 15.000 amigos no Facebook.

As telhas caiem todos os dias. Quantas telhas cairam hoje?

Não há tempo a perder para salvar a Casa do Passal e a memória de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato.
A campanha “A birthday gift in memory of Aristides": http://amigosdesousamendes.blogspot.com/search/label/Passal
O Fundo de Investimento (Investment Fund) da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Caixa de Crédito Agrícola, Cabanas de Viriato: NIB: 0045 3321 4018 5666 95578
O portal do IGESPAR http://www.igespar.pt/

7 comentários:

Beijoz xx! disse...

Um dia a Casa do Passal vem abaixo...

24horasnewspaper.com/fotonews/2851/pdf/12.PDF

Beijoz xx! disse...

Casa do Passal mais perto da recuperação ...2005

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=631840

Amigos de Sousa Mendes disse...

A translation of the transcript of the video showing the current situation and eventual restoration of Casa do Passal is available upon request from
amigosdesousamendes@gmail.com

Amigos de Sousa Mendes disse...

Transcrição do video da Casa do Passal disponível por solicitação de
amigosdesousamendes@gmail.com

Amigos de Sousa Mendes disse...

Encontro Património Natural e Cultural
Construção e Sustentabilidade
Segunda-feira, 18-Outubro-2010
Auditório 3, Fundação Gulbenkian, Lisboa
Organização: GeCORPA
http://construcaosustentavel.gecorpa.pt
tel 213 54 336
contrucaosustentavel@gecorpa.pt

Anónimo disse...

Ver outro video sobre a Casa do Passal

http://videos.sapo.pt/oeMlmLH1ZbzJcHM31FiR

Amigos de Sousa Mendes disse...

A Casa de Aristides Sousa Mendes, Casa do Passal, aguarda há mais de 5 anos a publicação em Diário da República da sua classificação como Monumento Nacional. Este atraso é incompreensível já que todo o processo de classificação está finalizado há muito, datando o despacho de homologação de 3 de Fevereiro de 2005.

...
Se até ao final de 2010 não for publicada a classificação da Casa do Passal como Monumento Nacional em Diário da República este imóvel volta a ficar à mercê dos interesses imobiliários e sem qualquer protecção legal.

http://beparlamento.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=3912&Itemid=36