segunda-feira, julho 19, 2010

A Birthday Gift in Memory of Aristides

Happy 125th Birthday Aristides !
Joyeux Anniversaire
Feliz Aniversário



Hoje, estaremos em New York City na cerimónia de abertura da exibição do Livro de Registos do Consulado de Bordéus 1940, no Museum de Jewish Heritage às 6:30 pm.

Outra forma de celebrar o 125º aniversário de Aristides seria de contribuir para o Fundo de Investimento da Fundação Sousa Mendes para colocar um cobertura de protecção temporária durante a recuperação da Casa do Passal.


Banco: Caixa de Crédito Agrícola
NIB: 0045 3321 4018 5666 95578
IBAN: PT50 0045 3321 4018 5666 95578
BICSWIFT: CCCMPTPL
Rua de Viriato, 127-131
3430-649 Cabanas de Viriato, PORTUGAL

____
Today, we will be in New York City for the opening cerimony of the exhibition of the Regsitry Book from the Consulate of Portugal in Bordeaux in 1940, at the Museum of Jewish Heritage at 6:30 pm. http://amigosdesousamendes.blogspot.com/2007/01/sousa-mendes-in-museum-of-jewish.html

Another way to celebrate Aristides's 125h birthday is to to contribut to the Investment Fund of the Sousa Mendes Foundation in order to place a temporary coverage feor the restoration of Casa do Passal in Cabanas de Viriato.


Ver também um artigo interessante com a história de Aristides de Sousa Mendes em

Vamos transformar os cliques em donativos em memória de Aristides

4 comentários:

Micas10 disse...

Ver o blog do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes
http://aeiou.expresso.pt/museu-virtual-aristides-de-sousa-mendes=s25139

SIEC disse...

Aristides de Sousa Mendes recordado na Festa do Conselho em Carregal do Sal
"Num primeiro painel, respeitante à homenagem a Aristides de Sousa Mendes, tomaram lugar na mesa de honra Atílio Nunes, presidente da Câmara Municipal, Artur Saraiva, presidente da Assembleia Municipal, e Luis Humberto Fidalgo, vice-presidente da Câmara, ali na qualidade de membro da Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes.
Após a saudação e os agradecimentos do presidente da Câmara na abertura da sessão, seguiu-se a referida homenagem, tendo a mesma, sob a denominação «Perpetuar os valores do Humanista, na passagem dos 125 anos do seu nascimento», constado da visualização de uma gravação em DVD da peça “Desobediência ou Acto de Consciência?”, que o grupo de teatro “Mãos à Obra!”, do Núcleo de Animação Cultural de Oliveirinha (NACO), encenou e estreou em 2004 por ocasião das comemorações dos 50 anos da morte de Aristides de Sousa Mendes. Antes da projecção do DVD, José Manuel Figueiredo, presidente da Direcção do NACO, descreveu alguns pormenores relacionados com a peça e a actividade do NACO.
A peça surpreendeu todos quantos ainda não a tinham visto, bem como todos aqueles que pouco conheciam do acto heróico de Aristides de Sousa Mendes, sentindo-se o salão envolvido de um ambiente de profunda emoção, sentida da mesma forma nos aplausos que soaram no final da projecção do DVD.
Numa “súbita e imprevista intervenção”, segundo o próprio a referenciou, Hermínio Cunha Marques declamou um soneto de sua autoria em memória de Aristides de Sousa Mendes, intitulado “Teve Sol Este Feriado Municipal”. Igualmente extra programa, também Carlos Adolfo Abranches d’Aguiar foi convidado a usar da palavra, intervindo na qualidade de familiar de Aristides de Sousa Mendes."
Fonte: Farol da Nossa Terra

PPP Lusofonia disse...

Send a birthday gift for Aristides de Sousa Mendes who was born 125 years ago, on 19-July-2010.
With nearly 15.000 "Facebook friends", if each gave a "birthday gift" of $10, it would be possible to pay for the temporary zinc cover, which is the first step towards the restoration of the Casa do Passal...

http://www.facebook.com/carlosffmendes?ref=ts#!/group.php?gid=124249230931453&v=wall&ref=mf

Micas10 disse...

Ver imagens tristes da Casa do Passal

http://ruinarte.blogspot.com/2010/07/casa-do-passal-cabanas-de-viriato.html