sexta-feira, fevereiro 19, 2010
Como ensinar as licões da Consciência
Este interessante plano de estudo da escola Monte da Caparica sobre Sousa Mendes é destinado a alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade, nas disciplinas de
Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, História,
Educação Moral e Religião Católica ou outra confissão, ou Formação Cívica.
Aristides de Sousa Mendes: Um Herói Português
CONCLUSÃO de TRABALHOS
No final do trabalho escolar sobre Sousa Mendes, deverás dominar os seguintes conceitos:
O que faz um Cônsul?
O que é um Visto?
O que se entende por Refugiados?
O que se entende por Racismo?
O que foi o Nazismo?
O que foram os Campos de Concentração?
Em que consistiu o Holocausto?
Se constatares que não existe na tua localidade nenhuma rua, jardim, instituição com o nome de Aristides de Sousa Mendes, junta-te com os teus colegas e com a ajuda da tua professora, propõe a sua atribuição na Junta de Freguesia ou na Câmara Municipal da tua localidade.
Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, História,
Educação Moral e Religião Católica ou outra confissão, ou Formação Cívica.
Aristides de Sousa Mendes: Um Herói Português
CONCLUSÃO de TRABALHOS
No final do trabalho escolar sobre Sousa Mendes, deverás dominar os seguintes conceitos:
O que faz um Cônsul?
O que é um Visto?
O que se entende por Refugiados?
O que se entende por Racismo?
O que foi o Nazismo?
O que foram os Campos de Concentração?
Em que consistiu o Holocausto?
Se constatares que não existe na tua localidade nenhuma rua, jardim, instituição com o nome de Aristides de Sousa Mendes, junta-te com os teus colegas e com a ajuda da tua professora, propõe a sua atribuição na Junta de Freguesia ou na Câmara Municipal da tua localidade.
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5 comentários:
Ainda bem que a história de Aristides de Sousa Mendes já faz parte do currículo escolar, depois de décadas de tabu.
Também seria interessante estudar outro aspecto do caso Sousa Mendes,
o Acto de Consciência.
O que levou Aristides de Sousa Mendes a tomar uma decisão tão radical e assumir uma posição tão arriscada ao desobedecer ordens superiores para ajudar os refugiados que estavam desesperados para fugir da França em guerra e capitulação?
Dizemos que ele ultrapassou o seu dilema ao "seguir a voz da sua Consciência".
Qual era o dilema?
O que é que a Consciência lhe indicou?
Em que consiste a Consciência?
Como é que se ouve a nossa Consciência?
Em que medida devemos seguir os ditames da Consciência que contrariem outras ordens ou instruções?
Onde estão os Aristides de Sousa mendes, os Homens de Consciência, de hoje?
"No dia em que calar a voz da minha consciência,
perderei toda a minha Liberdade. Paulo M. A. Martins
Business schools are now including ethics in their MBA programs for future top management.
But ethics are better practiced than taught.
Like reciprocity, good social ethics have to be enforced by society; abusers have to know that significant penalties will be applied more than 50% of the time, or at least random enough to hurt.
How do you teach children to "have a conscience"?
By "being their conscience" until they grow one of their own.
Or by recalling Acts of Conscience such as that of Aristides de Sousa Mendes, on 17-June-1940, at the start of WWII.
See http://amigosdesousamendes.blogspot.com
Lesson Plan
YAD VASHEM sobre Sugihara, diplomata japonês
http://www1.yadvashem.org/yv/en/education/lesson_plans/sugihara.asp
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