domingo, agosto 30, 2009

Um Justo contra a Corrente, no Espaço Exílios, Estoril, 9-Set-09

Aristides de Sousa Mendes, "Um Justo contra a Corrente", (Righteous against the Tide) vai ser o tema da conferência a ser proferia pela autora e jornalista Miriam Assor no Espaço Memória Exílios, no Estoril a 9-Setembro-2009.

A Câmara Municipal de Cascais promove mais uma conferência do ciclo "UM SÉCULO DE MEMÓRIAS" que pretende criar um espaço de divulgação e de diálogo sobre a História de Portugal do século XX, com particular ênfase para o período da II Guerra Mundial.

A jornalista Miriam Assor nasceu em Lisboa a 1996, filha do rabino da Comunidade Israelita de Lisboa que foi decisivo no despertar da sua consciência em relação ao terror do Holocausto.

Data: 9-Setembro-2009, 21h
Lugar: Espaço Memória Exílios, Av Marginal, nº 7152A, Estoril
Contactos: biblioteca.sdomingos.rana@cm-cascais.pt, eme@cm-cascais.pt, tel 214 815 830

The author and journalist Miriam Assor, daughter of the rabbi of the Lisbon synagogue, will of her new book Aristides de Sousa Mendes: A Righteous against the Tide, at a lecture in Estoril on 9-September which form of a serious sponsored by the municipality and dedicated to "A Century of Memories, with focus on XX Century history in Portugal, especially the World War II period.

4 comentários:

SIEC disse...

Hora: 21h
Contactos: tel 214 815 909
eme@cm-cascais.pt

SIEC disse...

Helena Xavier, Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Cascais, referiu no final da conferência de Miriam Assor sobre Aristides de Sousa Mendes, que a Câmara de Cascais vai contribuir para a recuperação da Casa do Passal.

A conferencista estava inspirada e têve uma audiência animada, incluindo professores, jovens e residentes estrangeiros e mesmo um diplomata da Embaixada Alemã. Também não podia faltar um defensor de Salazar,´que atacou a memória de Sousa Mendes dizendo que ele tinha ficado fora de si, que ficou louco quando fez o que fez para "salvar toda aquela gente."

Será que só um "louco" consegue desprender-se nas ordens injustas e conformismos habituais o suficiente para vencer os medos, seguir a sua consciência e fazer o que é preciso, nos momentos mais criticos, e não ficar-se apenas pelas atitudes mais comodistas e mais convenientes?
Aquele mês fatídico de Junho 1940, que fez tremer o mundo, não só a Europa ou a França, obrigou Sousa Mendes e muitos outros a escolher.
Ele fez a escolha certa.

E nós, que escolha fazemos dia após dia?

Micas10 disse...

Nova expoosição sobre Sousa Mendes no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril até 30-Set-2010


http://amigosdesousamendes.blogspot.com/2010/08/sousa-mendes-em-exposicao-no-espaco.html

Micas10 disse...

Nova expoosição sobre Sousa Mendes no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril até 30-Set-2010


http://amigosdesousamendes.blogspot.com/2010/08/sousa-mendes-em-exposicao-no-espaco.html