sexta-feira, setembro 11, 2009

Jornadas Europeias do Património, Lisboa, 25-27 Setembro-2009


Jornadas Europeias do Património 2009
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro 2009 celebram-se, em Portugal, as Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema VI®VER o PATRIMÓNIO.
Tal como nas edições dos anos anteriores, o IGESPAR, enquanto coordenador nacional, convida ! todas as entidades públicas e privadas que de algum modo estejam relacionadas com o Património, a associarem-se a esta acção
VI®VER O PATRIMÓNIO pretende chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.
Cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional acessível ao público gratuitamente, promovendo o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, e envolvendo os cidadãos europeus com o património cultural, a fim de reforçar a identidade cultural, a memória colectiva e a afirmação de um património comum rico em diversidade.
As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.
Recorde-se que a Casa do Passal de Aristides de Sousa Mendes está classificada como Monumento Nacional pelo IGESPAR.

Contacto: Tel: +351 213 614 202, igespar@igespar.pt

Sem comentários: