segunda-feira, janeiro 15, 2007

Aristides de Sousa Mendes entre os 10 Grandes Portugueses





Aristides de Sousa Mendes foi votado entre os 10 Grandes Portugueses de sempre.

Para votar em Aristides de Sousa Mendes pode telefonar para o nº 760 10 2004 (a pagar).

Esta iniciativa da RTP dá-nos muito que pensar. É uma grande oportunidade para refectir sobre os nossos valores, para recordar quem fez os contributos mais importantes não só para Portugal como para a humanidade.

Com este programa da RTP (www.rtp.pt) vamos rever as biografias dos nossos heróis, cada um apresentado por um defensor. A RTP vai mostrar mais imagens de Cabanas de Viriato e a defesa de Aristides de Sousa Mendes será feita pelo advogado Dr José Miguel Júdice.

Quem ajudou a mudar o nosso mundo para melhor ?


Este reconhecimento do grande Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes será gratificante sua família mas também deverá encorajar todos os que alguma vez tiveram coragem para resistir à tirania e que não tiveram o justo reconhecimento.

Agradecimentos a todos os que votaram em Aristides de Sousa Mendes.

Seria bom que o movimento de reconhecimento a Aristides de Sousa Mendes se transformasse em apoio à Fundação Aristides de Sousa Mendes, que tem a missão de criar o Museu Sousa Mendes, mas que não tem sequer dinheiro suficiente para os estudos de museologia e arquitectura necessários para apresentar a potenciais mecenas e financiadores.

Para contribuir para o projecto de Museu Sousa Mendes, existem contas bancárias na Caixa de Crédito Agrícola em Cabanas de Viriato e no Montepio Geral.

NIB: 0036 0185 9910 0005 22121
Ver mais livros sobre Sousa Mendes 

1 comentário:

Micas10 disse...

Se Aristides de Sousa Mendes tivesse sido um homem perfeito, como veríamos hoje o seu acto de Altruismo, ao seguir a sua Consciência e a fazer o tudo o que estava ao seu alcance para salvar tantas vidas em perigo, mesmo sabendo que ia sofrer por isso?

Para mim, o ACTO de CONSCIÊNCIA de Aristides de Sousa Mendes tem tanto mais valor por não se tratar de um santo mas de uma pessoa normal, com virtudes e defeitos, sujeito a todos os condicionantes do seu tempo.
E o apoio e dedicação que têve da sua mulher Angelina e do resto da família foi também extraordinário.
Em 1940, com os Nazis em ascendência, teria sido muito mais fácil fechar os olhos e as portas ao DESESPERO, como fizeram Francisco Franco e os espanhóis, e outros tantos países por esse mundo fora.