sexta-feira, junho 22, 2007

Vilar Formoso recebeu familiares nos passos de Sousa Mendes

Três gerações de descendentes de Aristides de Sousa Mendes, incluindo a sua filha Marie-Rose Faure na foto, juntaram-se para fazer uma "reunião de família sobre rodas" e recriar o caminho dos refugiados salvos por Sousa Mendes, de Bordéus até Lisboa.

Os familiares de Sousa Mendes foram recebidos em Bordeaux em 16 e 17 Junho, visitaram os locais dos antigos consulados portugueses em Bordeaus e Bayonne, e participaram uma caminhada de velas em Hendaye

Depois de atrevessar a Espanha, o grupo transpôs a fronteira em Vilar Formoso ao cair da noite de 19-Junho, onde tiveram uma recepção emocionante na estação de comboio que fez recordar a chegada a bom porto dos milhares de refugiados que ali entraram em 1940.
A recepção foi feita por representantes das Câmaras Municipais de Almeida e Trancoso e da Região de Turismo da Serra da Estrêla, bem como representantes da Comunidade Judaica de Belmonte.


A comitiva assistiu a uma missa a 20-Junho, Dia Mundial dos Refugiados, em Cabanas de Viriato, seguindo depois para Coimbra e Lisboa, tal como fizeram os muitos refugiados em busca do porto de Lisboa e da liberdade prometida.
Ver mais em Beijós XXI

Sem comentários: