quinta-feira, julho 20, 2006

19-Julho Aniversário de Aristides de Sousa Mendes


Aos primeiros minutos de 19-Julho-1885 nasceu Aristides na Casa do Aido, em Cabanas de Viriato, alguns minutos depois do seu irmão gémeo, César. Eram filhos do juiz Dr. José de Sousa Mendes, descendente de lavradores abastados da vizinha aldeia de Beijós, originários da Muxagata, e de D. Maria Angelina Ribeiro Abranches Abreu Castelo Branco , da nobre família dos viscondes de Midões, senhores do velho morgadio do Aido, cujas relações familiares estreitas permitiram que aí nascessem.

Aristides, César e, mais tarde, o terceiro irmão, José Paulo, nascido em 1895, cresceram na casa em Aveiro e frequentaram a escola em Mangualde. Os irmãos gémeos fizeram os estudos secundários em Viseu, partindo depois para Coimbra onde se licenciaram em direito em 1907 e ingressaram na carreira diplomática.

Aristides casou com a sua prima direita Angelina em Beijós, a 18-Fevererio-1909

Ver geneologia de Aristides e Angelina em geneologia , http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=197937

3 comentários:

Micas10 disse...

Aristides de Sousa Mendes faleceu a 3-Abril-1954

Jorge Tavares da Silva ( 乔治‧达瓦雷斯‧希尔瓦) disse...

Caros amigos,

Sou um residente em Aveiro e gostava de saber se há indicações onde era casa da familia de Sousa Mendes na minha cidade.

JTS

Unknown disse...

É com enorme agrado que verifico a existência deste blog!!!!

Há muito que tomei conhecimento da vida deste Homem Justo. Mas, só agora li o Livro de José-Alain Fralon, que relata a história de um Homem, que merece tudo quanto possa ser feito para que a história e os homens não esqueçam o seu legado de humanidade, bondade e de valores morais irrepreensíveis.

Débora Lopes
Aveiro