sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Reflectir sobre o projecto Sousa Mendes

Neste ano de eleições, é um bom momento de reflectir e apurar a situação das questões de Interesse Público geral , como já tem vindo a ser feito aqui e aqui no Beijós XXI.

Agora é a vez de alguns amigos de Sousa Mendes promoverem uma reflexão sobre o andamento do projecto Sousa Mendes no blog http://aristidesousamendes.blogspot.com/2009/02/perguntas.html que repetimos (e acrescentamos) aqui, a fim de promover o diálogo:

Que programa vai ter cada um dos candidatos locais e nacionais em relação a Aristides Sousa Mendes, à sua memória e ao projecto de restauração da Casa do Passal?
Noutras eleições anteriores, que pontos estiveram nos programas dos candidatos eleitos?
Que verbas públicas foram dedicadas à promoção e conservação da sua memória e à reconstrução pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, neste e noutros mandatos?
Que fez o Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal como representante do poder público no Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes?
Que fizerem outros organismos públicos, tais como o Ministério de Negócios Estrangeiros, o Ministério da Cultura, e as Regiões de Turismo do Ministério de Economia para divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes e criar um centro de memória na sua Casa do Passal em Cabanas de Viriato?
Que fizerem os nossos representantes eleitos para dignificar a Casa do Passal como Monumento Nacional e para promover o turismo cultural em torno das figuras de Aristides e Angelina de Sousa Mendes?
Quem contribuiu e quem tirou benefícios com a memória de Aristides de Sousa Mendes?
A reabilitação da Casa do Passal, se algum dia vier a ser realizada, implica um investimento superior 2 milhões de euros.
A importância do projecto de investimento, e posteriormente do museu Sousa Mendes como pólo de atracção de turismo cultural, mais que justifica interpelar os candidatos sobre o que fizeram e o que tencionam fazer a respeito do projecto Sousa Mendes.

COMENTAR:
Beijós XXI, http://antoniopovinho.blogspot.com/2009/02/2009-ano-de-todas-as-eleicoes-sousa.html
Sousa Mendes - http://aristidesousamendes.blogspot.com/2009/02/perguntas.html

1 comentário:

Micas10 disse...

Ver o buraco que voltou a abrir no telhado