terça-feira, maio 03, 2011

2008 Ano Europeu do Diálogo Intercultural

Apresentação do programa para o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, 27-Fev, 18h00 no Museu Nacional de Etnologia

Ministro da Presidência na apresentação do programa: Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008

O Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, acompanhado do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, preside à cerimónia de apresentação do programa do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, que se realiza, amanhã, dia 27 de Fevereiro, pelas 18h00, no Museu Nacional de Etnologia.

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008 foi estabelecido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da Europa. Em Portugal, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P. (ACIDI, I.P.) é o organismo nacional de coordenação do Ano, apoiado por uma Comissão Nacional de Acompanhamento – que congrega diferentes organismos públicos e Organizações Não Governamentais.

«Juntos na diversidade», o lema escolhido para 2008, apela à importância do diálogo intercultural na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, que saiba acolher os frutos da diversidade.

Esta cerimónia assinala a abertura oficial do Ano Europeu do Diálogo Intercultural com a divulgação de Programa Nacional, do qual fazem parte mais de 500 eventos e projectos, sendo, também, apresentado o website nacional (www.aedi2008.pt). Aqui qualquer cidadão terá acesso a informações actualizadas sobre eventos, projectos e notícias relacionadas com o Ano e poderá apresentar propostas e sugestões.

2 comentários:

SIEC disse...

21-Maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

PPP Lusofonia disse...

Viseu: Religiões unidas em homenagem a Aristides de Sousa Mendes
Viseu, 03 mai 2011 (Ecclesia) – Crentes de diversas confissões religiosas participam este sábado numa marcha de homenagem a Aristides de Sousa Mendes, considerado “um sinal de esperança” perante os sofrimentos que afetam a Humanidade.

O evento, intitulado “Celebração dos Povos”, é organizado pelo Departamento de Voluntariado do Secretariado Diocesano da Pastoral Social de Viseu, e insere-se no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado.

Para os promotores da iniciativa, “importa relevar a figura de ‘cidadão do mundo’ que é Aristides de Sousa Mendes”, cuja postura, como Cônsul de Portugal em Bordéus, durante a Segunda Guerra Mundial, recorda os “supremos valores da humanidade, sacrificados tantas vezes a outros valores que a ela se sobrepõem”.

Em 1940, o diplomata contrariou as normas instituídas pelo Governo português e concedeu 30 mil vistos de entrada para refugiados de todas as nacionalidades, salvando-as do Holocausto nazi.

“A atitude de Sousa Mendes revelou, sem dúvida, que a vida está primeiro e ela é a causa da nossa própria história” acrescentam os organizadores.

Esta “marcha da paz” tem início marcado para às 14 horas, na Estação de Oliveirinha, concelho de Carregal do Sal e estender-se-á até à terra natal de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Social pretende continuar com este tipo de iniciativas durante os próximos sete anos, valorizando o voluntariado ao serviço da vida.

Fonte: JCP