sexta-feira, março 08, 2013

Plano de Actividades da Fundação Sousa Mendes - 2013

1. Continuação do desenvolvimento de diligências e de procedimentos com a  Direcção do Património Nacional, com a Secretaria de Estado da Cultura, com a Direcção Regional da Cultura Centro e com a Câmara Municipal de Carregal do Sal, tendo em vista o início urgente das obras na Casa do Passal e a sua recuperação, bem como a possibilidade de aceder a verbas provindas do QREN, e outras.

2. Promoção de reuniões com a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de encontrar uma nova sede, em Lisboa, para a FASM, agora sita na Rua Augusto Rosa, cujo prédio se encontra em estado grave de degradação.

3. Início de contactos com empresas que possam contribuir para a sustentabilidade da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

4. Reposição da operacionalidade do website da Fundação http://www.fundacaoaristidesdesousamendes.com

5. Definição do projecto museológico para a Casa do Passal, no contexto da acção exemplar de Aristides de Sousa Mendes e da promoção dos Direitos Humanos

6. Contratualização de protocolos com entidades várias, no intuito de obter recursos e apoios que garantam a sustentabilidade e o funcionamento da Fundação, bem como o cumprimento dos respectivos objectivos.

7. Evocação do «Dia do Holocausto», a 28 de Janeiro, no Centro de Estudos Judiciários, pelas 18.00 horas, com intervenções da Historiadora Drª Irene Pimentel, do Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Dr. José Oulman Bensaúde Carp, do Presidente do CA da FASM, Dr. José Leitão, e do Director do CEJ, Dr. António Pedro Barbas Homem. Contar-se-á com a presença do Senhor Secretário de Estado do Ensino  Básico e Secundário, Dr. João Grancho.

8. Realização de um debate, a 11 de Abril, incidindo sobre os Direitos Humanos
e temas afins, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura. Serão intervenientes: Drª Irene Pimentel, Drª Maria do Carmo Vieira, Dr. José Leitão e Dr.  Guilherme de Oliveira Martins.

9. Realização, em data brevemente a agendar, de uma iniciativa em colaboração com a Cinemateca, com a projecção de um filme sobre a temática dos Direitos Humanos, na sua relação com a Segunda Guerra Mundial, os Refugiados e o Holocausto, precedida de uma intervenção feita pela Drª Irene Pimentel.

10. Continuação do trabalho desenvolvido pela FASM nas Escolas, nacionais e estrangeiras, em estreita articulação com os seus Projectos Educativos, conteúdos programáticos e com os objectivos humanistas que norteiam a FASM. Releve-se o facto de estarem garantidos os apoios do Centro Cultural de Belém e do Ministério da Educação.

11. Concerto com Nuno Vieira de Almeida, de piano e canto, num trabalho pro bono, a realizar no Centro Cultural de Belém, a 14 Maio, cujo programa a seu tempo dar-se-á a conhecer.

12. Organização do 1º concerto Aristides de Sousa Mendes, no mês de Junho, em Cabanas de Viriato, juntamente com a concretização do projecto apresentado pelo arquitecto norte-americano Eric Moed, junto à Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, em estreita colaboração com a Câmara de Carregal do Sal. Realce-se o facto de Eric Moed ser descendente de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes e ter ganho um prémio, atribuído pela Benetton, com este seu projecto.

13. Realização, sob proposta do Dr. José Cymbron, membro do Conselho Geral, de «Itinerários Nacionais Sobre Direitos Humanos e Literatura», a ter lugar ao longo do ano de 2013, para os quais procurar-se-á o apoio de Câmaras várias. O 1º Itinerário terá lugar no dia 3 de Abril, numa evocação do falecimento de Aristides de Sousa Mendes, tendo recebido já o apoio do Museu da Música.

14. Sensibilização dos media para elaboração de artigos e programas relativos a aos Direitos Humanos, ao Holocausto, e a outros temas afins, realçando não só o acto de Aristides de Sousa Mendes, mas também o de outros embaixadores, em defesa dos refugiados judeus e não só, como forma de contribuir para esclarecer seriamente o público e evitar o esquecimento pela via da reflexão.

15. Colaboração com entidades (autarquias, empresas, universidades, escolas, sindicatos e outros) que solicitem a intervenção da Fundação em iniciativas que invoquem Aristides de Sousa Mendes e o tema histórico a que se encontra associado.

16. Outras iniciativas que possam, entretanto, surgir.

17. Participação e/ou colaboração com instituições afins, nacionais e  internacionais.

18. Estabelecimento de protocolos de parcerias com instituições afins e centros universitários, com especial destaque para a Sousa Mendes Foundation e o Comité Sousa Mendes, em Bordéus.

Fonte: http://www.fundacaoaristidesdesousamendes.com/images/stories/PDF/fasm_planodeactividades.pdf

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO
Maria de Jesus Simões Barroso Soares

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – 9 Membros
. Presidente: José Maximiano de Albuquerque Almeida Leitão
. Vogais: Álvaro Rodrigo Alpoim de Sousa Mendes
António Pedro de Moncada de Sousa Mendes
Atílio dos Santos Nunes
Irene Flunser Pimentel
João Mário Eusébio de Mascarenhas
Luís Humberto da Costa Fidalgo
Maria do Carmo Guerreiro Vieira Sousa Miranda Raposo
Paulo Jorge Albernaz Leite Marques

COMISSÃO EXECUTIVA – 3 Membros
. José Maximiano de Albuquerque Almeida Leitão
. Luís Humberto da Costa Fidalgo
. Maria do Carmo Guerreiro Vieira Sousa Miranda Raposo

CONSELHO GERAL – 8 Membros
. Presidente – Francisco Fernando de Moncada de Sousa Mendes
. Conselheiros:  João de Figueiredo Rodrigues
José Manuel Botelho de Sousa Cymbron
José da Mata de Sousa Mendes (futuro vice-presidente)
Maria da Conceição Ferreira Tomé Cosme da Silva Rolo
Maria de Jesus Candeias
Maria Leonor Lourenço Tavares Videira de Amaral
Maria Raquel Limão de Andrade

CONSELHO FISCAL – 3 Membros
. Presidente – Rodrigo Pais Rodrigues de Almeida
. André Pinto de Sousa Carrilho Granado
. André Seabra dos Santos Cymbron











Sem comentários: