quarta-feira, julho 01, 2009

Remembrance Task Force reconhece Sousa Mendes

O acto de consciencia Aristides Sousa Mendes em 1940, que salvou milhares de refugiados em Bordeus foi o motivo para que Portugal fosse admitido no «TASK FORCE FOR INTERNATIONAL COOPERATION ON HOLOCAUST EDUCATION, REMEMBRANCE AND RESEARCH» mais conhecido por «INTERNATIONAL TASK FORCE».
Este grupo de trabalho foi criado em 1998 para que o Holocausto nunca seja esquecido, nem repetido, e que ao contrário, se saiba sempre mais sobre o tema e sobre as pessoas que desempenharam papeis positivos, os Justos tais como Sousa Mendes.
No início de 2009, Portugal aderiu como observador da Task Force que está sob a presidência da Noruega.

Na cerimónia que teve lugar na Embaixada da Austria em Lisboa a 25-Junho, estiveram presentes membros do corpo diplomático e do Governo português, da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), da Fundação Aristides Sousa Mendes e do Museu Virtual ASM.
Os Embaixadores da Austria, Noruega e Israel salientaram o papel desempenhado pela Fundação ASM e CIL e MVASM no domínio da educação, afirmando que foi determinante para a admissão de Portugal no grupo.

Eis mais um argumento em favor da criação de um Museu e Centro de Memória e de estudo dos direitos humanos na Casa do Passal em Cabanas de Viriato .

A Task Force tem grupos de trabalho sobre projectos de investigação, informação e educação e eventos e locais de memória.

has also established working groups in regard to memorials, information projects, research, and education. VER http://www.holocausttaskforce.org/
Fonte: Zoe, http://lobadasestepes.blogspot.com/2009/06/aristides-de-sousa-mendes.html

3 comentários:

PPP Lusofonia disse...

Memorials and Museums Working Group of the INTERNATIONAL TASK FORCE

Terms of Reference:
The principal aim of the Memorials and Museums Working Group (MMWG) is to help the Task Force mobilize support and expertise for Holocaust memorials and related places of memory in keeping with the Stockholm Declaration.

The members of the MMWG collect information on memorials and establish databases as a foundation for this work. This activity includes the collection of information useful in supporting and improving the work of memorials.

The MMWG explores how the preservation of memorials may be ensured in perpetuity.

The MMWG promotes communication and exchange between memorial sites and museums.

The MMWG encourages the use of memorial sites and institutions for professional engagement, training, and development.

The MMWG encourages reflection on the relationship between memorial sites and the culture of commemoration.

The MMWG makes recommendations to the Task Force on how governments and institutions should direct their attention to major issues concerning the preservation of existing Holocaust memorials as well as sites that are not yet marked.

The MMWG supports and assists activities concerning memorials at the request of other working groups and in support of liaison projects.

The activities of the MMWG will be posted on the Task Force Web site.
http://www.holocausttaskforce.org

Anónimo disse...

O Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes definiu um percurso da Lisboa dos anos 1940s (no Corredor da Liberdade) para que as pessoas possam "seguir os passos" de Aristides de Sousa Mendes e dos refugiados e um blog onde podem comentar as suas experiência.
VER anúncio no Expresso http://aeiou.expresso.pt/visite-o-mvasm-museu-virtual-aristides-sousa-mendes=f524622
VER http://mvasm.sapo.pt/corredor3/

PPP Lusofonia disse...

VER notícia anterior sobre a adesão de Portugal ao Task Force

http://amigosdesousamendes.blogspot.com/2009/01/portugal-adere-ao-grupo-de-trabalho.html