Pesquisar neste blogue

A carregar...

Tradutor

quarta-feira, maio 30, 2007

Dia Mundial do Refugiado, 20-Junho

O Dia Mundial do Refugiado, World Refugee Day 20-June-2007 serve para chamar a atenção ao drama das vítimas de perseguição que são obrigadas a abandonar os seus lares e procurar refúgio em terras alheias.


Conseguir asilo é uma tábua de salvação para estas pessoas perseguidas frequentemente fragilizadas e traumatizadas pela intolerância e o abuso.



Apesar destas grandes provações, muitos refugiados demonstram uma grande vontade de sobreviver e eventualmente fazem contributos importantes tanto nas comunidades que os recebem como nas comunidades de origem quando conseguem regressar.



No Dia Mundial do Refugiado vale a pena recordar e homenagear aqueles para quem a fuga é a única esperança bem como salvadores como Aristides e Angelina de Sousa Mendes que souberam corresponder às solicitações desesperadas de milhares de pessoas, faz agora 67 anos em Bordéus. Bem aventurados são os refugiados que encontram um pessoa de Consciência que os consiga proteger.

O Dia Mundial do Refugiado é promovido pelo o Alto Comissáriado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), é actualmente presidido pelo Eng António Guterres, ex-Primeiro Ministro de Portugal, e pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) que tem por objectivo promover uma politica de asilo mais humana e liberal, a nível nacional e internacional.
Hoje em dia
Portugal recebe muito poucos pedidos de asilo comparando com o resto da UE.


Conselho Português para os Refugiados
Guia do Refugiado http://www.cidadevirtual.pt/cpr/integra/gr_pt.html
ACNUR/UNHCR
ACIME

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, SEF, Gabinete de Asilo e Refugiados
Filme sobre a experiência dos refugiados Sob Céus Estranhos de Daniel Blaufuks
Espaço Memória dos Exilios e refugiados, Cascais
Conferência Dia do Refugiado no Museu Soares dos Reis, Universidade do Porto
Portugal e os refugiados em 1940
A Costa do Exílio
Serpa Pinto, o navio herói
Porto de Lisboa
Emigração e imigração
Recordar os retornados
Dia da Consciência

1 comentário: