quinta-feira, agosto 23, 2007

Lançamento nacional do livro "O Anjo de Bordéus" em Viseu


Luis Pires, jornalista e autor de "O Anjo de Bordéus", apresentou a biografia de Aristides Sousa Mendes, editada pelo Centro Cultural ‘Os Serranos’ no Salão Nobre do Governo Civil de Viseu a 20-Agosto.

Segundo as Notícias de Viseu, Luís Pires salientou que ‘Aristides de Sousa Mendes é um dos exemplos mais marcantes da história moderna da diplomacia portuguesa’. Nos Estados Unidos, ele entrevistou muita gente que o cônsul ajudou a salvar. O livro ver ser traduzido em inglês com uma edição de 50.000 exemplares.

Com o livro, Luís Pires pretende que seja conhecida um pouco mais da vida do diplomata português que, a ‘troco de nada, foi severamente penalizado por ter obedecido aos impulsos do coração’, sacrificando a carreira e colocando ‘em perigo a sua própria sobrevivência, em prol da justiça e da liberdade’. O livro, lançado a nível nacional em Viseu, recorda os factos históricos e o contexto dos personagens de uma Europa em guerra.

Após ser destituido do seu cargo, o beirão regressou à sua terra natal Cabanas de Viriato, onde nasceu a 19-Julho-1854. Ele era descendente de uma família aristocrata oriunda de Beijós. Juntamente com o irmão gémeo César, licenciou-se em Direito em Coimbra e ingressou no serviço diplomático.

A não perder a cerimónia de apresentação do livro na manhã de 5-Setembro-2007 em Carregal do Sal, na sessão de recepção aos professores, seguinda de uma visita a Cabanas de Viriato.

Contactos úteis em Viseu

Sousa Mendes no Beijós XXI
Ver programa da Recepção ao Professor

1 comentário:

Micas10 disse...

VER também
http://livroraro.com/Bulletin47/Bulletin47/Bulletin47PartXIX.html

395. LETRIA, José Jorge. Aristides de Sousa Mendes: homem de coragem. Lisbon: Terramar, 2004. Contar / Recontar, 9. Sm. 8°, orig. illus. wrps. 51, (1) pp., (1 l., 1 l. adv.), illus. ISBN: 972 - 710 - 367 - 7. $15.00

Aristides de Sousa Mendes (1885 - 1954) was Portuguese consul at Bordeaux from 1938 to 1940. When France fell, he issued 30,000 visas to Jews and other minorities fleeing the Nazis, contrary to instructions from Salazar, who, in addition to being Chief of Government, was also Foreign Minister. Sousa Mendes was dismissed from the diplomatic core, disgraced, and died in poverty.