Pesquisar neste blogue

A carregar...

Tradutor

quinta-feira, agosto 23, 2007

Lançamento nacional do livro "O Anjo de Bordéus" em Viseu


Luis Pires, jornalista e autor de "O Anjo de Bordéus", apresentou a biografia de Aristides Sousa Mendes, editada pelo Centro Cultural ‘Os Serranos’ no Salão Nobre do Governo Civil de Viseu a 20-Agosto.

Segundo as Notícias de Viseu, Luís Pires salientou que ‘Aristides de Sousa Mendes é um dos exemplos mais marcantes da história moderna da diplomacia portuguesa’. Nos Estados Unidos, ele entrevistou muita gente que o cônsul ajudou a salvar. O livro ver ser traduzido em inglês com uma edição de 50.000 exemplares.

Com o livro, Luís Pires pretende que seja conhecida um pouco mais da vida do diplomata português que, a ‘troco de nada, foi severamente penalizado por ter obedecido aos impulsos do coração’, sacrificando a carreira e colocando ‘em perigo a sua própria sobrevivência, em prol da justiça e da liberdade’. O livro, lançado a nível nacional em Viseu, recorda os factos históricos e o contexto dos personagens de uma Europa em guerra.

Após ser destituido do seu cargo, o beirão regressou à sua terra natal Cabanas de Viriato, onde nasceu a 19-Julho-1854. Ele era descendente de uma família aristocrata oriunda de Beijós. Juntamente com o irmão gémeo César, licenciou-se em Direito em Coimbra e ingressou no serviço diplomático.

A não perder a cerimónia de apresentação do livro na manhã de 5-Setembro-2007 em Carregal do Sal, na sessão de recepção aos professores, seguinda de uma visita a Cabanas de Viriato.

Contactos úteis em Viseu

Sousa Mendes no Beijós XXI
Ver programa da Recepção ao Professor

1 comentário: