sábado, fevereiro 27, 2010

Livro de vistos de Sousa Mendes de novo em Nova Iorque

sábado, 27 de Fevereiro de 2010
EUA: Registos de Aristides Sousa Mendes podem voltar a Museu Judaico de NI

O livro de registos de vistos do cônsulado de Bordéus de 1940, onde estão registados alguns dos vistos de Aristides de Sousa Mendes, um documento histórico do tempo da Segunda Grande Guerra, pode voltar a Nova Iorque ao Museu Judaico ainda este ano.

João Crisóstomo, um ativista português residente nos Estados Unidos e um dos vice-presidentes da Raoul Wallenberg Foundation, está neste momento em Lisboa e espera ter luz verde do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, para ter o livro no Museu nova-iorquino a 17 de junho de 2010, dia que marca os 70 anos em que Aristides de Sousa Mendes começou a conceder vistos em massa a judeus e a outros refugiados da Segunda Grande Guerra, sem autorização de Lisboa.

Crisóstomo disse à Lusa que, para marcar a efeméride, vai ser realizada uma missa no Vaticano, em Newark, Nova Jérsia, e em outras capitais europeias.

O livro de visto estêve no Museum of Jewish Heritage em Nova Iorque durante um ano em 2006, como foi noticiado neste blog

The official register of the Portuguese Consulate of Portugal in Bordeaux, which has many of the visas granted by Sousa Mendes in 1940, is likely to be shown again in the Museum of Jewish Heritage in New York.
Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: