quarta-feira, janeiro 26, 2011

Yad Vashem no Ministério da Educação, 26-Janeiro, 15h

DIA INTERNACIONAL DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO | 27 de Janeiro
Programa do Espaço Noesis
Janeiro de 2011

Na sequência da Resolução 60/7 de 1 de Novembro de 2005 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que estabeleceu o dia 27 de Janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, Portugal determinou, nos termos do n.º 5 do artigo 166º da Constituição Portuguesa, associar-se à comemoração internacional, lembrando e homenageando a memória das vítimas que pereceram, assim como assumir o compromisso de promover a memória e a educação sobre o Holocausto nas escolas e universidades, nas nossas comunidades e outras instituições, para que as gerações futuras possam compreender as causas do Holocausto e reflectir sobre as suas consequências [Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de Fevereiro].

Com o objectivo de evocar o Dia Internacional de Memória do Holocausto, o Ministério da Educação/DGIDC recebe nas suas instalações a visita de uma delegação de peritos da Task Force Internacional para a Educação, Memória e Investigação do Holocausto (ITF).

Esta Delegação é constituída por Kathrin Meyer, Secretária-Geral da ITF, Richelle Budd Caplan, Directora do Departamento Europeu – Escola Internacional de Estudos do Holocausto do Yad Vashem e Jerry Gotel, Director de Projectos Externos do Centro Cultural Judaico de Londres.

Apresentação sobre o Ensino do Holocausto.

Data: 26 de Janeiro de 2011, com início às 15h00

Local: DGIDC – Espaço NOESIS, Av. 24 de Julho 140 C – Lisboa, transmitida em directo, por videodifusão, através do endereço:

http://videodifusao.dgidc.min-edu.pt

http://www1.yadvashem.org/yv/en/righteous/stories/mendes.asp

Sem comentários: