domingo, maio 29, 2011

Tributo a Sousa Mendes em Vieira do Minho

ESCOLA VIEIRA DE ARAÚJO

VIEIRA DO MINHO – PORTUGAL

TRIBUTO

A

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

De 2 a 8 de Junho de 2011

Organização: Grupo Disciplinar de História da EB/S de Vieira de Araújo, em parceria com as turmas 7.º E, 11.º C, 12.º C, ST Topografia EFA Secundário Dupla Certificação, S5 EFA Escolar da EB/S de Vieira de Araújo e Alunos da Universidade Sénior de Vieira do Minho.

Colaboração: Fundação Aristides de Sousa Mendes, RTP1 (Programa “Portugal em Directo”), Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, Câmara Municipal de Carregal do Sal, Instituto Politécnico de Viseu (Canal de Notícias), Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vieira de Araújo, Blog Amigos de Aristides de Sousa Mendes, Universidade Sénior de Vieira do Minho, Centro Nacional de Cultura, O Jornal de Vieira, Jornal do Centro (Viseu), Rádio Alto Ave (91.6 FM), Jornal Comércio de Vieira, Ilustrador de Sonhos (Foto VIP), vieiradominho.tv, Direcção Executiva do Agrupamento de Escolas de Vieira de Araújo, dãotv.pt, The Portuguese Tribune (Califórnia-EUA).

Apoio: www.cm-vminho.pt

PROGRAMA

Quinta-feira, 2 de Junho de 2011

Biblioteca Municipal de Vieira do Minho

14:00h: Inauguração da exposição sobre Aristides de Sousa Mendes (a biografia, a acção humanitária, a reconstrução da Casa, a campanha “Dê Sangue” e apresentação de recursos pedagógicos, bibliografia temática e bandas desenhadas).

15:00h: Oferta à Biblioteca Municipal de bibliografia temática sobre Aristides de Sousa Mendes, o Holocausto e a II Guerra Mundial.

Sexta-feira, 3 de Junho de 2011

Biblioteca Escolar da EB/S de Vieira de Araújo

10:30h: Inauguração da exposição sobre o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes, a campanha “Dê Sangue” e apresentação de recursos pedagógicos Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes (títulos "Corredor da Morte" e "Corredor da Fuga") e A Casa de Aristides de Sousa Mendes.

10:40h: Divulgação de brochura sobre Aristides de Sousa Mendes e a reconstrução da sua casa. (Elaborada pelos formandos da turma ST Topografia EFA Secundário Dupla Certificação da EB/S de Vieira de Araújo)

Bloco A da EB/S de Vieira de Araújo

10:50h: Acção de Sensibilização para a Dádiva de Sangue e distribuição de documentação da campanha “Dê Sangue” (Protocolo do Instituto Português do Sangue com a Fundação Aristides de Sousa Mendes).

Segunda-feira, 6 de Junho de 2011

Biblioteca Escolar da EB/S de Vieira de Araújo

15:00h – 16:00h: Projecção de recursos pedagógicos Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes (títulos "Corredor da Morte" e "Corredor da Fuga") e A Casa de Aristides de Sousa Mendes.

Terça-feira, 7 de Junho de 2011

Diversos espaços da EB/S de Vieira de Araújo

10:30h: Afixação de cartazes com nomes de seres humanos salvos por Aristides de Sousa Mendes em Junho de 1940 e frases humanitárias da sua autoria.

Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

Biblioteca Municipal de Vieira do Minho e Biblioteca Escolar da EB/S de Vieira de Araújo

14:00h: Visita do Major Álvaro de Sousa Mendes, neto do cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Rádio Alto Ave (91.6 FM)

15:30h: Emissão de programa sobre Aristides de Sousa Mendes. (Organizado pelos alunos das turmas 7.º E, 11.º C, 12.º C, formandos da turma S5 EFA Escolar e alunos da Universidade Sénior de Vieira do Minho, com a presença do neto do cônsul)

Auditório Municipal de Vieira do Minho

20:15h: Filme “Aristides de Sousa Mendes” (do Programa “Os Grandes Portugueses” – RTP1).

21:15h: Momento Musical.

21:30h: Debate com a presença do neto do cônsul e entrega de prémios do concurso de pintura sobre a obra "Aristides de Sousa Mendes - Herói do Holocausto", de José Ruy.

Fonte: Prof Carlos Dobreira

Ver também a exposição sobre Aristides de Sousa Mendes em Montemor-o-Novo

2 comentários:

Amigos de Sousa Mendes disse...

Ver exposição sobre Sousa Mendes também em Montemor-o-Novo

http://www.guiadeportugal.pt/ver/noticia/municipio/0706/montemor-o-novo/1243

PPP Lusofonia disse...

Aristides de Sousa Mendes,

um exemplo da coragem dos Justos