sexta-feira, janeiro 06, 2012

Casa do Passal em degradação

Casa do Passal em degradação


O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes, entregou na Assembleia da República questões sobre a Casa do Passal, situada em Cabanas de Viriato.
A Casa do Passal classificada como monumento nacional foi a residência de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus, durante a 2ª Guerra Mundial.
Para os Verdes, os bens imóveis que o Governo classifica como monumentos nacionais devem merecer especial protecção e valorização.
O Partido Ecologista Os Verdes quer saber do Governo se está prevista alguma intervenção que permita travar o processo de degradação e possibilitar a recuperação da Casa do Passal, se a Secretaria de Estado tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela Fundação Aristides de Sousa e a forma como tem aplicado os dinheiros públicos doados, e ainda se a Secretaria de Estado da Cultura pondera tomar algumas medidas para a Casa do Passal.
A Casa do Passal é pertença da Fundação Aristides de Sousa Mendes que projectou para o imóvel, um Museu dedicado a Aristides de Sousa Mendes, um centro de memória e arquivos, uma biblioteca, um centro de documentação e um auditório.
No entanto, com o passar do tempo e sem qualquer intervenção, o imóvel classificado como monumento nacional tem vindo a degradar-se.

Fonte: http://www.radiomangualde.com/

Sem comentários: