terça-feira, janeiro 31, 2012

Sousa Mendes nas Escolas

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
E EVOCAÇÃO DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES

O Subdepartamento de História da EB/S de Cabeceiras de Basto (do Departamento de Ciências Humanas e Sociais), em parceria com as turmas 7.ºA, 7.º B, 7.º E, 7.º F, 9.º A, 9.º D, 9.º F e PIEC, vai promover um conjunto de atividades evocativas do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro) e do cônsul Aristides de Sousa Mendes.

O programa tem início no dia 27 de janeiro, às 08:00h, no Hall/Foyer da escola-sede, com a abertura de exposição sobre o diplomata, cedida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho.

No dia 30 de janeiro, na Biblioteca Escolar, a partir das 14:30h, ocorrerá a abertura da exposição sobre Aristides de Sousa Mendes (a biografia, a ação humanitária, a reconstrução daCasa, a campanha “Dê Sangue” e bandas desenhadas pintadas pelos alunos com base na obra “Aristides de Sousa Mendes – Herói do Holocausto”, de José Ruy). Pelas 15:00h, nos blogues das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, serão editados recursos pedagógicos sobre oMuseu Virtual Aristides de Sousa Mendes (títulos "Corredor da Guerra" e "Corredor da Fuga")e a Casa de Aristides de Sousa Mendes, assim como textos de reflexão sobre uma visita a Budapeste (Hungria), o significado da plantação de oliveiras em memória das vítimas doHolocausto e uma visita ao United States Holocaust Memorial Museum (Washington, DC –EUA). Por fim, será oferecida bibliografia temática sobre o “Justo de Bordéus” à Biblioteca Escolar.

No dia 31 de janeiro, na Biblioteca Escolar, pelas 14:45h, ocorrerá a abertura da exposição “O Cantinho de Anne Frank”. 

No dia 1 de fevereiro, às 13:00h, em diversos espaços da Escola, serão afixados cartazes com nomes de seres humanos salvos pelo diplomata em Junho de 1940 e frases humanitárias da sua autoria.

No dia 3 de fevereiro, pelas 13:25h, será realizada uma distribuição de documentação da campanha “Dê Sangue”. Às 14:30h, ocorrerá o encerramento das atividades na EB/S de Cabeceiras de Basto.
A evocação prosseguirá na Biblioteca Escolar da EB do Arco de Baúlhe, entre 6 e 10 de fevereiro, com exposições sobre Aristides de Sousa Mendes, cedida pela Câmara Municipal de Vieira do Minho, e “O Cantinho de Anne Frank”, mas também a apresentação de bandas desenhadas pintadas pelos alunos. A evocação tem o apoio da Câmara Municipal de Vieira do Minho, tendo a colaboração e divulgação de diversas entidades e imprensa local e regional.
Acesso a recursos pedagógicos e notícias relacionadas:

http://biblicbasto.blogspot.com/

http://www.eb23-cabeceiras-basto.rcts.pt/

Sem comentários: