Casa de Aristides Sousa Mendes vai para obras
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=111831
Casa de Aristides Sousa Mendes vai ser recuperada
A casa de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus que salvou mais de 30 mil pessoas durante a II Guerra Mundial, vai ser alvo de obras de reabilitação, revelou no passado dia 20 de Junho o secretário de Estado da Cultura.
Em declarações à agência Lusa, Jorge Barreto Xavier indicou que "está garantido" um primeiro financiamento para o arranque da recuperação do edifício, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal.
"A casa foi-se degradando ao longo dos anos, e está hoje em ruínas, nem telhado tem. A possibilidade de ser reabilitada é muito importante porque é um espaço simbólico", salientou o secretário de Estado da Cultura.
Esta intervenção já foi comunicada a um grupo de sobreviventes da II Guerra Mundial que foram salvos pelo cônsul de Portugal em Bordéus, e que estiveram a visitar Cabanas de Viriato.
"Não me foi possível deslocar lá, mas é uma boa oportunidade de anunciar isso hoje ao conjunto de descendentes que vão visitar a casa", salientou o responsável sobre o momento simbólico de reencontro com a memória de Aristides de Sousa Mendes.
Acompanhados por familiares, os sobreviventes encontram-se em Portugal para uma visita de cinco dias que inclui passagens por Vilar Formoso, Guarda, Belmonte, Figueira da Foz, Curia, Coimbra, Caldas da Felgueira e Tomar.
O secretário de Estado da Cultura disse à Lusa que, na sequência de contactos com a Fundação, foi garantido um primeiro financiamento de 300 mil euros "para fazer uma cobertura e conter os danos, mas terão de ser dados passos no futuro para continuar o processo de reabilitação integral".
Sobre a origem das verbas, Jorge Barreto Xavier indicou que se trata de um financiamento europeu via Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Direção Regional de Cultura do Centro.
Relativamente à data de início das obras, o secretário de Estado disse que "dado o passo de aprovação do montante, vai seguir os procedimentos legais para iniciar as obras", e espera poderem começar ainda este ano.
Quanto à possibilidade de a casa de Aristides de Sousa Mendes poder vir a funcionar como uma casa-museu, o secretário de Estado indicou que "a Secretaria de Estado da Cultura está a promover a discussão com a Fundação e o município de Carregal do Sal sobre o trabalho, destino e o modo de gestão desta casa memória".
"Foi um acto notável de consciência e de coragem que salvou, através de Portugal, mais de 30 mil judeus. Aristides de Sousa Mendes foi contra as ordens superiores que recebeu e realizou a tarefa que considerou justa", salientou Jorge Barreto Xavier.
Recordou ainda que, "pelo seu acto, o cônsul foi destituído do cargo e passou o resto da vida na penúria, sofrendo duramente com aquela postura de generosidade e de justiça".
O grupo de sobreviventes iniciou no passado dia 09, em França, uma viagem que pretende homenagear a memória de Aristides de Sousa Mendes.
A iniciativa é organizada pela Fundação Sousa Mendes (Estados Unidos da América), pela comissão nacional francesa de homenagem a Aristides de Sousa Mendes e pela AJPN -- Anónimos, Justos e Perseguidos durante o período Nazi.
- See more at: http://hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=16411#sthash.jV2rCMYg.dpuf
Ver também http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=3282213&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário