quarta-feira, julho 05, 2006

Recordando o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes


Em Maio de 1940, as notícias na Europa eram cada vez mais ameaçadoras e a Segunda Guerra Mundial alastrava de leste em direcção aos Pirinéus. Milhares de refugiados, muitos deles judeus alertados para os perigos vindouros por atentados como a Kristallnacht, tentavam escapar a esta onda invasora, enchendo as estradas e comboios e concentrando-se em Bordéus, onde ansiavam pelos vistos que lhes permitissem alcançar um porto seguro fora de França.

O Dia da Consciência marca a data de 17-Junho de 1940, quando a França firmou um armistício com a Alemanha e Sousa Mendes iniciou a sua maratona de concessão de vistos, com as mais graves consequências para si e para a sua família.

Neste Dia da Consciência de 17-Junho-2006, está prevista ção da associação dos Amigos de Angelina e Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato

Sousa Mendes - 11

Em Memória de Sousa Mendes

Casa de Angelina e Aristides de Sousa Mendes

Campanha com o Insituto Português do Sangue

Fundação Aristides de Sousa Mendes

Vista da Escola de São Torcato, à Serra de Estrela, 3-Junho

2 comentários:

Teresa Maria disse...

É com alegria que verifico a existência deste espaço de diálogo, bem organizado e com informação sobre o Cônsul, nosso grande herói nacional, Aristides de Sousa Mendes.
Aguardamos todos por mais iniciativas e sobretudo pela concretização dos objectivos da Associação de Amigos de Angelina e Aristides de Sousa Mendes.
Aproveitemos bem este espaço de diálogo e partilha que ajudará também a "abrir" novas consciências e iniciativas.
Teresa Pedro

Micas10 disse...

teresa maria
Benvinda ao blog dos Amigos de Sousa Mendes