quinta-feira, novembro 05, 2009

Livro o Cônsul Desobediente lançado

O El Corte Inglés de Lisboa foi o cenário para o lançamento exclusivo do novo livro de Sónia Louro, o romance «O Cônsul Desobediente», e em parceria com a Saída de Emergência.

O evento pretende dar a conhecer afigura que foi Aristides de Sousa Mendes, além do processo de investigação e as motivações que estiveram na origem do trabalho.
O retratado na obra foi perseguido, tendo desafiado Salazar, na sequência de ter salvo cerca de 30 mil vidas.
«Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, Aristides é procurado por milhares de refugiados, para quem um visto para Portugal é a única salvação», recorda a produção.

Ver lançamento do livro em Cabanas de Viriato
Desobedientes há muitos. Se tivesse sido apenas desobediente, Aristides de Sousa Mendes não seria recordado 55 anos depois da sua morte. Mais que desobediente, Aristides de Sousa Mendes foi consciente, solidário e corajoso, e é isso que faz dele um grande exemplo.

2 comentários:

Unknown disse...

O livro é muito interessante mas contém alguns erros de português talvez devido à formação académica da autora ter sido feita no estrangeiro mas devia ter havido cuidado na revisão das provas. Só um exemplo: Salazar não foi Presidente do Concelho de Ministros mas sim do CONSELHO DE MINISTROS.
Mesmo assim, parabéns à autora.
Júlio Cruz

Beijoz xx! disse...

A Fundação Aristides de Sousa Mendes vai levar a efeito, mais uma apresentação do livro “O Cônsul Desobediente“, de Sónia Louro.
Data: domingo, 7-Fevereiro-2010, 18h
Lugar: Cabanas de Viriato, salão da Sociedade Filarmónica