segunda-feira, janeiro 03, 2011

Museu de Conímbriga vai abrir todos os dias

O Museu Monográfico de Conímbriga (MMC), em Condeixa-a-Nova (Coimbra), alargou o seu horário de abertura ao público, passando a estar aberto diariamente, das 10H00 às 19H00, a partir de 2 de Janeiro de 2011, revelou o diretor.

O Museu, que encerrava à segunda-feira, passa a estar aberto também neste dia da semana. As ruínas romanas já atualmente estavam abertas diariamente. As exceções são o dia 1 de janeiro, o domingo de Páscoa, o dia 1 de maio e o dia 25 de dezembro, em que ambos os espaços estarão encerrados.

Segundo Museu de Conímbriga, “esta medida pretende acentuar uma política de pioneirismo no panorama museológico nacional, no sentido em que rompe com o encerramento do espaço museu à segunda-feira e estende o horário de fecho para as 19:00”, permitindo, assim, prolongar o período de exibição pública diária.

“Em termos de museus e monumentos dependentes diretamente do Ministério da Cultura, creio que somos o primeiro a estar aberto todos os dias”, disse à Agência Lusa o diretor do MMC, Virgílio Correia.

Associada a esta medida está a criação de uma programação específica para os fins de tarde, num conceito de ‘happy hour’, das 18:00 às 19:00, nomeadamente com o lançamento de publicações, visitas temáticas e degustação de produtos endógenos, adianta o comunicado.

O MMC tem como missão tutelar as Ruínas Romanas de Conímbriga, “promover a sua exposição ao público e prosseguir a investigação arqueológica”, segundo o sítio do Instituto dos Museus e da Conservação. O seu acervo é composto exclusivamente pelos materiais arqueológicos recolhidos na cidade romana.

“Queremos trazer ao Museu públicos diversos, temos um público muito diversificado”, comentou. Com mais de 100 mil visitantes por ano, é um dos museus mais visitados do país, adiantou Virgílio Correia.

Esta medida está associada uma outra, também inovadora, que vai no sentido da criação de uma programação específica para os fins de tarde (entre as 18h00 e as 19h00), «num conceito de happy hour», em que se promovem, entre outras iniciativas, lançamentos de publicações, visitas temáticas e degustação de produtos endógenos.

Publicado por agencia.lusa e www.asbeiras.pt

http://www.asbeiras.pt/2011/01/museu-de-conimbriga-passa-a-estar-aberto-todos-os-dias/

Sem comentários: